Pular para o conteúdo principal

VENHAM A MIM! (Reflexão no mosteiro da natividade-Arapiraca - Edson Lira) - UM BOM DIA COM ALEGRIA.

Nosso Bom Jesus nos convida a aprender dEle - não a fabricar o mundo, não a fazer milagres, mas a ser mansos e humildes. Jesus, cuja Palavra é Vida e Luz, é nosso Mestre. Dizemos, no vernáculo, discípulo, disciplina, discente. Enxergo uma familiaridade etimológica entre os vocábulos. Se dissermos o corpo discente de uma escola, estamos nos referindo aos que estão no processo de aprendizagem. Isto posto, discípulo é o que segue uma disciplina, é um permanente discente.Vem-me à evocação: "non scholae, sed vitae discimus" (não aprendemos para a escola, mas para a vida. "Discimus", discente, discípulo, disciplina)
Inúmeras vezes perde-se a paz do coração. Tal situação altera a paz nas relações recíprocas. Identificamos a razão: deixou-se perturbar pela ira. A quem se encontra assim Jesus, o insuperável Mestre, diz: "Aprendam de mim que sou manso de coração". Ir ao Bom Jesus para dEle e nEle mesmo aprender. Ele é o Mestre e, concomitantemente, a Escola. Jesus é o Mestre da humildade e mansidão de cuja Escola  jamais se afastará o meu coração.
Vejam o convite: "Venham a mim!" Vejam quem nos convida, o Senhor Bom Jesus. O Senhor Bom Jesus livre o seu coração de toda aflição. Poder-me-á dizer: "Você não veio a mim. Por consequência, não aprende de mim". De quem eu estou aprendendo? Reparo o que eu realizo e faço os desdobramentos cabíveis.
Insofismavelmente, a mansidão de Jesus é medicina para nossas iras. A cólera ofusca a inteligência. Quem imita a mansidão de Cristo, "quem segue a Cristo, homem perfeito, torna-se também mais homem" (GS, 41).
Responsório (Sl 9B)
— O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.
[...]— Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! A vós o pobre se abandona confiante, sois dos órfãos vigilante protetor.
Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do século II)
Nº 30 

VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS.

Tirai água da fonte viva do Senhor (cf Jo 4,10; 7,37

pois ela está aberta para vós.

Vinde, vós todos que tendes sede,

bebei a bebida que sacia.

Repousai junto à fonte do Senhor,

pois ela é bela e pura, sacia a alma.


Esta água é mais doce que o mel,

o néctar das abelhas não se lhe compara (cf Sl 19,11),

pois ela jorra dos lábios do Senhor,

do seu coração extrai o seu nome.


Ela jorra, ilimitada e invisível;

antes de ter aparecido ninguém a tinha visto.

Felizes aqueles que beberam

e saciaram a sua sede!

Remissão de leitura: Mt 11, 28 - 29; neste espaço, postagem do dia 14.07, você encontrará um texto de São Bernardo, intitulado Dos graus da humildade e da soberba. Leia, porquanto fará um enorme bem a você. Seja generoso em fazer bem a você.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern