Pular para o conteúdo principal

PAIS SEPARADOS, MAS FILHOS AMADOS

 Os "filhos são para sempre". Essa afirmação é recorrente. É necessário a todo instante reavaliarmos o peso da responsabilidade que se nos apresenta todos os dias, na condução dos cuidados e educação dos filhos.
Ante as dificuldades, que sempre ocorrem (registre-se), se, por um lado, podemos reagir imatura e   irracionalmente, sentindo-se a "vítima"; por outro lado, podemos assumir uma postura madura e equilibrada. Explicito: ser ativo, buscar conhecer, chamar para si e para as outras pessoas a responsabilidade pelos atos, intenções e palavras. Em suma, urge pensar na evolução do grupo familiar.
Mergulhados na imaturidade, corremos o risco de colocar, quando acontece a separação, os filhos em uma imensa confusão.
Vocês, pais e mães, busquem o diálogo acima de tudo. Sempre busquem meios racionais, maduros e evoluídos de trabalhar com as questões importantes em suas vidas. Por favor, não "cronifiquem" a imaturidade. Sejam razoáveis. Novas luzes serão acesas.
Se aconteceu a separação de fato, se todos os meios ao alcance foram utilizados para a união ser restabelecida e não lograram êxito, trabalhem com a realidade e sejam favoráveis ao que é digno de louvor.
A separação exigirá maturidade, sinceridade, caráter e um especial respeito aos filhos.

* Edson Lira, padre, pedagogo, especialista em filosofia, acadêmico de Direito

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

O meu Reino não é deste mundo

  S anto Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Homilias sobre São João «O meu reino não é deste mundo» Escutai todos, judeus e gentios [...]; escutai, todos os reinos da Terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu reino não é deste mundo». Não temais, pois, com esse medo insensato que dominou Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento. [...] Não, diz   o Salvador, «o meu reino não é deste mundo». Vinde todos a um reino que não é deste mundo; vinde a ele pela fé; que o medo não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus diz, falando do Pai: «Por Ele, fui eleito rei sobre Sião, sobre a montanha sagrada» (Sl 2,6). Mas essa Sião e essa montanha não são deste mundo. Com efeito, o que é o seu reino? São os que acreditam nele, aqueles a quem Ele diz: vós não sois do mundo, tal como Eu não sou do mundo (cf Jo 17,16). E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e diz ao Pai: «Não Te peço que os retires...