Pular para o conteúdo principal

Respeito é bom


Autor: Larissa Tâmara De Melo

Ao respeito entre os seres, onde não há mais ou menos importantes, bem-estar mais ou menos relevante, onde ninguém é secundário, ninguém é subalterno, ninguém é coisa, mas um semelhante.


Que se respeitem minhas opiniões, que se respeitem meus sentimentos, que se respeitem minhas "verdades" e minhas decisões ! Não peço que os acatem, incorporem ou sigam. Não espero que concordem com eles, que os assinem em baixo ou os aprovem. Não preciso que sejam legitimados por quem não mora em mim e não sofre suas consequências. Não dependo desse aceno positivo para minha segurança - não sou mais criança !... Nem da aceitação alheia para que me sinta validada. Minha auto-estima vai bem; obrigada ! Não se apóia num amontoado de sintomas de carência.


Quem deve dirigir nossa vida ? Quem deve definir o que é importante, o que vale mais a pena na vida de alguém ? Quem estabelece valores e prioridades; quem assiste de fora, observa distante, com informações pela metade, talvez tendenciosas, possivelmente distorcidas ?


Se não sou eu quem deve escolher os seus caminhos, então por que acreditar-se no direito de julgar o que só me diz respeito ?


Definam, estejam certos primeiro de suas próprias necessidades, convençam-se antes de seus próprios valores... e os exercitem. Deixem de simplesmente apontar o dedo adiante e voltem o olhar também para si.


Abdiquem do discurso que critica o outro para a ação que muda a si mesmo. Busquem respostas e certezas não em preconceitos, mas num interior mais profundo, antes de sentenciar alguém. E se não concordarem com o que observam, façam diferente, façam melhor, evidenciem em ações o que apregoam!


Mas pensem bem, reflitam se não se acomodam oferecendo esmolas ! Pensem se seu assistencialismo não é limitante, se não é, sim, um calmante para a própria consciência ! Avaliem se realmente ajudam passando a mão sobre a cabeça de quem quer que seja, validando suas aparentes limitações ao invés de tentar reduzi-las. Será que buscar expandir suas possibilidades não seria de maior valia ?! Será que estimular a autonomia, tentar reduzir a dependência não seria uma ajuda mais consistente ?! Não andar pelas próprias pernas apequena muito nosso universo ! A dependência, qualquer que seja, nos reduz e nos consome.






/auto-ajuda-artigos/respeito-e-bom-3630236.html

Perfil do Autor

Auditora Fiscal da Receita Federal, Pós Graduada em Direito pela USP, Bacharel em Psicologia pela UNIMAR. Atua em diversas palestras, nacionais e internacionais na área criminalística, previdenciária, penal e civil.
Psicoterapia individual de crianças, adolescentes e adultos.
Psicoterapia familiar.
Psicoterapia conjugal.
 

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO

  ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO "De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: Plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos

Direito Previdenciário em pauta

No julgamento das ADIs n. 2.110 e 2.111, o STF, por maioria, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213/1991, incluído pela Lei n. 9.876/1999, que impõe a carência de 10 meses como pressuposto para concessão do salário-maternidade das(os) seguradas(os) contribuintes individuais, facultativas(os) e especiais.  Decidiu, entretanto, pela constitucionalidade dos outros dispositivos da Lei n. 9.876/1999, inclusive do art. 3º da referida lei, que trata da regra de transição do salário-de-benefício, objeto da revisão da vida toda. Neste ponto, por maioria, os ministros entenderam que o art. 3º da Lei n. 9.876/1999 tem aplicação cogente/obrigatória e que, assim sendo, o segurado não tem direito de opção entre a regra de cálculo definitiva e a regra de transição, mesmo quando esta última lhe for mais vantajosa.  Deste modo, infelizmente, cai a tese firmada no tema n. 1.102 da repercussão geral, pendente de julgamento de embargos de declaração, referente à revisão