Pular para o conteúdo principal

Respeito é bom


Autor: Larissa Tâmara De Melo

Ao respeito entre os seres, onde não há mais ou menos importantes, bem-estar mais ou menos relevante, onde ninguém é secundário, ninguém é subalterno, ninguém é coisa, mas um semelhante.


Que se respeitem minhas opiniões, que se respeitem meus sentimentos, que se respeitem minhas "verdades" e minhas decisões ! Não peço que os acatem, incorporem ou sigam. Não espero que concordem com eles, que os assinem em baixo ou os aprovem. Não preciso que sejam legitimados por quem não mora em mim e não sofre suas consequências. Não dependo desse aceno positivo para minha segurança - não sou mais criança !... Nem da aceitação alheia para que me sinta validada. Minha auto-estima vai bem; obrigada ! Não se apóia num amontoado de sintomas de carência.


Quem deve dirigir nossa vida ? Quem deve definir o que é importante, o que vale mais a pena na vida de alguém ? Quem estabelece valores e prioridades; quem assiste de fora, observa distante, com informações pela metade, talvez tendenciosas, possivelmente distorcidas ?


Se não sou eu quem deve escolher os seus caminhos, então por que acreditar-se no direito de julgar o que só me diz respeito ?


Definam, estejam certos primeiro de suas próprias necessidades, convençam-se antes de seus próprios valores... e os exercitem. Deixem de simplesmente apontar o dedo adiante e voltem o olhar também para si.


Abdiquem do discurso que critica o outro para a ação que muda a si mesmo. Busquem respostas e certezas não em preconceitos, mas num interior mais profundo, antes de sentenciar alguém. E se não concordarem com o que observam, façam diferente, façam melhor, evidenciem em ações o que apregoam!


Mas pensem bem, reflitam se não se acomodam oferecendo esmolas ! Pensem se seu assistencialismo não é limitante, se não é, sim, um calmante para a própria consciência ! Avaliem se realmente ajudam passando a mão sobre a cabeça de quem quer que seja, validando suas aparentes limitações ao invés de tentar reduzi-las. Será que buscar expandir suas possibilidades não seria de maior valia ?! Será que estimular a autonomia, tentar reduzir a dependência não seria uma ajuda mais consistente ?! Não andar pelas próprias pernas apequena muito nosso universo ! A dependência, qualquer que seja, nos reduz e nos consome.






/auto-ajuda-artigos/respeito-e-bom-3630236.html

Perfil do Autor

Auditora Fiscal da Receita Federal, Pós Graduada em Direito pela USP, Bacharel em Psicologia pela UNIMAR. Atua em diversas palestras, nacionais e internacionais na área criminalística, previdenciária, penal e civil.
Psicoterapia individual de crianças, adolescentes e adultos.
Psicoterapia familiar.
Psicoterapia conjugal.
 

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero

  SANTO ANTÔNIO Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero A palavra é viva quando são as obras que falam Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usa...

LIVRES PARA AMAR

  LIVRES PARA AMAR Lembrei-me do que Chiara nos tinha dito um dia - sempre nos tempos de guerra, quando cada instante teria podido ser o último e vivíamos, portanto, sempre diante da morte. Chiara havia dito naquela vez: “É preciso acabar com o passado: o passado é passado; se vocês querem perder tempo pensem no passado. O futuro não nos pertence, está nas mãos de Deus. Deus não é aquele que foi ou aquele que será: é aquele que é. Se vocês pedem perdão a Deus e começam uma vida nova, naquele instante Ele perdoa, e vocês começam a amá-Lo com toda mente, com todas as forças e com todo coração. A misericórdia de Deus desce sobre vocês, e a misericórdia de Deus é Deus mesmo, é como um manto de ouro...”.. (Ginetta, uma vida pelo Ideal da unidade, Cidade Nova, 2006, pp. 129-130)