Pular para o conteúdo principal

COMO SE DESTROEM PESSOAS E SE DIFAMAM INSTITUIÇÕES

Vivemos hoje momentos históricos em todos os sentidos e setores, e naturalmente também em termos de comunicação. Houve tempos em que estas comunicações eram bem mais lentas. Hoje elas se dão na mesma hora e podem atingir simultaneamente um incontável número de pessoas. Fica logo evidente que nos encontramos diante de verdadeiras maravilhas. Entretanto, como tudo o que é humano, também as comunicações carregam consigo as marcas da ambivalência. Tudo depende de como elas são programadas veiculadas. Em poucos segundos podem construir heróis ou bandidos. Podem construir, ou podem destruir. Daí a responsabilidade de quem fala, de quem se utiliza dos incontáveis meios de comunicação, hoje normalmente denominadas de redes sociais. 

Pois bem, quanto surge alguma suspeita, sobre qualquer pessoa ou instituições, o único caminho ético é o da busca da informação o mais objetiva e o mais completa possível. Em seguida existem as várias instâncias a serem percorridas até eventualmente chegar à TV. Caso contrário alguns minutos de acusação ou um simples email, podem matar pessoas e macular instituições. Isso é tanto mais verdadeiro quando se trata de Televisão. Os exemplos de calúnias são incontáveis através das TVs e redes sociais são inúmeros. Um dos pontos mais sensíveis se encontra naturalmente relacionado com acusações de bulling ou de assédio, moral ou sexual. Sobretudo neste último caso, no contexto em que de fato os crimes são muitos, paralelamente se criou uma certa paranóia. Daí o denuncismo se transformou em virtude e também em arma perigosa, capaz de destruir pessoas e até mesmo instituições. Ficou muito conhecido o caso de um casal de japoneses que mantinha uma prestigiosa escola em São Paulo. Denunciados de abuso sexual, viram seus rostos estampados pelo mundo afora, presos, execrados. Após uma processo veio a conclusão: eram inocentes. Mas o mal já estava feito. 


Neste clima denuncismo, tão urgente quanto ser intransigente com os verdadeiros criminosos, está na hora de ser intransigente com os que levantam suspeitas e fazem denúncias sem fundamento. A calúnia continua sendo um crime e uma grave violação de cunho ético. Convém aqui lembrar um velho exemplo: quando se solta uma certa quantidade de penas de um avião, dificilmente se consegue recolhê-las.Daí a urgência de se instalar uma verdadeira ética da responsabilidade pelo que se escreve ou se diz, mormente nas redes sociais e na TV. Ainda que teoricamente os acusados sem fundamento tenham direito de se defender, na prática já estarão tão feridas que dificilmente se recuperam.

Frei Antonio Moser

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO

  ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO "De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: Plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos

Direito Previdenciário em pauta

No julgamento das ADIs n. 2.110 e 2.111, o STF, por maioria, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213/1991, incluído pela Lei n. 9.876/1999, que impõe a carência de 10 meses como pressuposto para concessão do salário-maternidade das(os) seguradas(os) contribuintes individuais, facultativas(os) e especiais.  Decidiu, entretanto, pela constitucionalidade dos outros dispositivos da Lei n. 9.876/1999, inclusive do art. 3º da referida lei, que trata da regra de transição do salário-de-benefício, objeto da revisão da vida toda. Neste ponto, por maioria, os ministros entenderam que o art. 3º da Lei n. 9.876/1999 tem aplicação cogente/obrigatória e que, assim sendo, o segurado não tem direito de opção entre a regra de cálculo definitiva e a regra de transição, mesmo quando esta última lhe for mais vantajosa.  Deste modo, infelizmente, cai a tese firmada no tema n. 1.102 da repercussão geral, pendente de julgamento de embargos de declaração, referente à revisão