Pular para o conteúdo principal

DO SALMO 42 - ESTUDO

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.
Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.
Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.
Salmos 43:1-5(Salmo 42)

“Assim cantou Davi, banido pelo furor dos maus: Seja Deus o meu juiz e o meu patrono!
Posto que fosse Deus apenas rigoroso, ainda assim eu o quero por meu juiz, porque nele está justiça, nobreza, sabedoria.
Deus tudo vê, tudo sabe, tudo conhece. Tudo pesa ao rigor da verdade, longe da malícia e da paixão. E no juízo divino, as palavras se respeitam e os fatos não se ocultam.
Davi, perseguido e foragido, anda oprimido e aterrado pela fúria dos iníquos e dolosos, homens falsos e maldosos, e sedentos da ruína alheia.
Até que ponto leva esta cobiça!
Até as palavras se arrancam do seu texto e se arrastam do contexto, como as águas do seu leito e curso próprio, para um sentido estranho e perigoso, e agora torcidas, contorcidas,retorcidas; transformadas, deformadas; invertidas, pervertidas, subvertidas; tomadas ao contrário do que dizem – até as palavras, assim traídas, se violentam e desvirtuam, e se tornam em subsídio para a injúria e pretexto para a injustiça:
‘Onde reina a malícia está o receio
que a faz imaginar no peito alheio’.
Sob o jugo da má-fé, até os fatos se alteram – ou se criam onde os não há, ou se negam onde existem. São fatos que se imaginam – futuríveis que se maquinam – e asseveram, por havidos se proclamam; e os havidos, ainda que evidentes, se renegam, nos limites de convicções previamente estabelecidas.
Porque, ‘se à cegueira do entendimento se ajunta a desafeição da vontade, que lugar pode ter a verdade, sem a justiça?’
Tudo é vão! Nem há valor que se respeite, nem evidência que se alcance.
[...]

Do prejulgar e presumir ao prejuízo de condenar está mui curto e fácil vir, que antigo vezo é deformar em monstro àquele que se intenta destruir.
O padre Antônio Vieira, após conhecer da malícia e da iniquícia de humanos julgamentos, considera que a ‘a maior parte de seus efeitos vem a cair principalmente sobre os bons, os quais padecem maiores riscos e danos que os maus’.
Seja Deus o meu juiz e o meu patrono, porque nele está grandeza e misericórdia” (E. da R. Lima)


Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

DOM CONSTANTINO JOSÉ LÜERS, MEMÓRIA PRESENTE NA VIDA DO POVO PENEDENSE

Na noite do dia vinte e dois de abril (domingo passado), reunido na Catedral Diocesana de Penedo-AL o povo celebrou sua fé no Mistério Pascal de modo festivo, tendo como presidente da celebração Frei Walter Schreiber, OFM e no serviço diáconal Frei José Edilson Mauricio dos Santos,OFM. Era o quarto domingo da Páscoa e a liturgia fazia menção a Jesus Bom, Belo e verdadeiro Pastor. Nessa ocasião se oportunizou a memória do nascimento de Dom Constantino José Lüers, OFM, que foi um pastor fiel, ao modo de Jesus. Ele quis estar no campo, pastoreando todas as ovelhas, para que nenhuma delas se perdesse no caminho. Dom Constantino não foi um assistencialista, ele preferiu sentir o cheiro das ovelhas, por isso foi morar próximo a todas elas. Zelava por elas, ajudava a amenizar a fome e a desnutrição se utilizando de horta comunitária, pão de soja, vilas com centros comunitários. É importante recordar os seus feitos para dizer que o jeito de um simples bispo franciscano, recordava o jeit

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,