Pular para o conteúdo principal

DO SALMO 42 - ESTUDO

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.
Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.
Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.
Salmos 43:1-5(Salmo 42)

“Assim cantou Davi, banido pelo furor dos maus: Seja Deus o meu juiz e o meu patrono!
Posto que fosse Deus apenas rigoroso, ainda assim eu o quero por meu juiz, porque nele está justiça, nobreza, sabedoria.
Deus tudo vê, tudo sabe, tudo conhece. Tudo pesa ao rigor da verdade, longe da malícia e da paixão. E no juízo divino, as palavras se respeitam e os fatos não se ocultam.
Davi, perseguido e foragido, anda oprimido e aterrado pela fúria dos iníquos e dolosos, homens falsos e maldosos, e sedentos da ruína alheia.
Até que ponto leva esta cobiça!
Até as palavras se arrancam do seu texto e se arrastam do contexto, como as águas do seu leito e curso próprio, para um sentido estranho e perigoso, e agora torcidas, contorcidas,retorcidas; transformadas, deformadas; invertidas, pervertidas, subvertidas; tomadas ao contrário do que dizem – até as palavras, assim traídas, se violentam e desvirtuam, e se tornam em subsídio para a injúria e pretexto para a injustiça:
‘Onde reina a malícia está o receio
que a faz imaginar no peito alheio’.
Sob o jugo da má-fé, até os fatos se alteram – ou se criam onde os não há, ou se negam onde existem. São fatos que se imaginam – futuríveis que se maquinam – e asseveram, por havidos se proclamam; e os havidos, ainda que evidentes, se renegam, nos limites de convicções previamente estabelecidas.
Porque, ‘se à cegueira do entendimento se ajunta a desafeição da vontade, que lugar pode ter a verdade, sem a justiça?’
Tudo é vão! Nem há valor que se respeite, nem evidência que se alcance.
[...]

Do prejulgar e presumir ao prejuízo de condenar está mui curto e fácil vir, que antigo vezo é deformar em monstro àquele que se intenta destruir.
O padre Antônio Vieira, após conhecer da malícia e da iniquícia de humanos julgamentos, considera que a ‘a maior parte de seus efeitos vem a cair principalmente sobre os bons, os quais padecem maiores riscos e danos que os maus’.
Seja Deus o meu juiz e o meu patrono, porque nele está grandeza e misericórdia” (E. da R. Lima)


Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero

  SANTO ANTÔNIO Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero A palavra é viva quando são as obras que falam Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usa...

LIVRES PARA AMAR

  LIVRES PARA AMAR Lembrei-me do que Chiara nos tinha dito um dia - sempre nos tempos de guerra, quando cada instante teria podido ser o último e vivíamos, portanto, sempre diante da morte. Chiara havia dito naquela vez: “É preciso acabar com o passado: o passado é passado; se vocês querem perder tempo pensem no passado. O futuro não nos pertence, está nas mãos de Deus. Deus não é aquele que foi ou aquele que será: é aquele que é. Se vocês pedem perdão a Deus e começam uma vida nova, naquele instante Ele perdoa, e vocês começam a amá-Lo com toda mente, com todas as forças e com todo coração. A misericórdia de Deus desce sobre vocês, e a misericórdia de Deus é Deus mesmo, é como um manto de ouro...”.. (Ginetta, uma vida pelo Ideal da unidade, Cidade Nova, 2006, pp. 129-130)