Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO: «Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão»


Carimbo de borracha da hipocrisia Foto de Stock Royalty Free
O papa frisou no Vaticano, no dia 6 de junho de 2014, que o fingimento de quem mostra «uma coisa mas pensa outra» não poder ser «a linguagem dos cristãos» e que «o hipócrita é capaz de matar uma comunidade».
 «Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão. Isto é muito claro», acentuou Francisco na homilia da missa a que presidiu, centrada no Evangelho proclamado nas missas desta terça-feira (Marcos 12, 13-17), refere a Rádio Vaticano.
 No trecho evangélico, alguns fariseus procuram fazer cair Jesus em contradição, e para preparar a cilada começam por o elogiar: «O hipócrita é sempre um adulador, ou em tom maior ou em tom menor, mas é um adulador», apontou o papa.
 Enquanto «fala com doçura», o hipócrita, que «é um homicida», está a «julgar terrivelmente uma pessoa», apontou.
 A adulação passa por «não dizer uma verdade, exagerar, fazer crescer a vaidade» com «má intenção», no contexto de uma falsidade de «dupla face» que «rasga a personalidade e a alma de uma pessoa».
 «Jesus responde sempre aos hipócritas e aos ideológicos com a realidade. A realidade é assim, tudo o resto ou é hipocrisia ou é ideologia», apontou.
 Francisco vincou que «a linguagem da hipocrisia é a linguagem do engano, é a mesma linguagem da serpente a Eva» e sublinhou que «quando há hipócritas numa comunidade, há um grande perigo»: «Quanto mal faz a hipocrisia à Igreja», observou.
 «Peçamos ao Senhor que nos guarde para não cairmos neste vício da hipocrisia, de fingir a atitude com más intenções. Que o Senhor nos dê esta graça: "Senhor, que eu nunca seja hipócrita, que saiba dizer a verdade, e se não posso dizê-la, ficar calado, mas nunca, nunca, um hipócrita», concluiu.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

O meu Reino não é deste mundo

  S anto Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Homilias sobre São João «O meu reino não é deste mundo» Escutai todos, judeus e gentios [...]; escutai, todos os reinos da Terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu reino não é deste mundo». Não temais, pois, com esse medo insensato que dominou Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento. [...] Não, diz   o Salvador, «o meu reino não é deste mundo». Vinde todos a um reino que não é deste mundo; vinde a ele pela fé; que o medo não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus diz, falando do Pai: «Por Ele, fui eleito rei sobre Sião, sobre a montanha sagrada» (Sl 2,6). Mas essa Sião e essa montanha não são deste mundo. Com efeito, o que é o seu reino? São os que acreditam nele, aqueles a quem Ele diz: vós não sois do mundo, tal como Eu não sou do mundo (cf Jo 17,16). E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e diz ao Pai: «Não Te peço que os retires...