Pular para o conteúdo principal

DISTRAÇOES

extraído do livro Jesus - O Mestre Interior (São Paulo: Martins Fontes, 2004)
No Semão sobre a Montanha Jesus identificou as preocupações materiais como sendo nossa maior fonte de ansiedade. Como poderemos aumentar nosso conforto e reduzir o sofrimento pessoal? Essa é a principal preocupação que torna obscuro o momento presente e desfaz as verdadeiras prioridades.
“Por isso vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida quanto ao que haveis de comer, nem com o vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? (Mt 6, 25)
Quando nos diz para não nos preocuparmos, Jesus não está negando a realidade dos problemas cotidianos. Ele está nos dizendo para abandonar a ansiedade, e não a realidade. A tarefa de aprender a não nos preocuparmos é difícil. . . [No entanto] apesar de seu problema de déficit de atenção, até mesmo a mente moderna possui sua capacidade natural de se aquietar e transcender as suas fixações. Nas profundezas ela descobre sua própria clareza, onde ela se encontra em paz, livre de ansiedades. Muitos de nós possuímos mais ou menos meia dúzia de ansiedades favoritas, como se fossem bombons agridoces que chupamos indefinidamente. Caso nos privassem delas ficaríamos amedrontados. Jesus nos desafia a ir além do medo de abandonar a ansiedade, do medo que temos da própria paz.
A prática da meditação é uma maneira de aplicar o seu ensinamento acerca da prece; prova, através da experiência, da capacidade de escolha que, de fato, a mente humana tem de não se preocupar.
Isso não é o mesmo que dizer que podemos facilmente esvaziar a mente expulsando todos os pensamentos, sempre que o queiramos. Na meditação continuamos distraídos e, no entanto, estamos livres das distrações. Isso porque, por mínima que possa ser de início, temos a liberdade de escolher onde focalizar nossa atenção.
Gradativamente, a disciplina da prática diária fortalece essa liberdade. Seria uma infantilidade pensar que podemos realizar isso plenamente em curto espaço de tempo. Permanecemos distraídos por um longo período de tempo.
Logo nos acostumamos com as distrações, como companheiras de viagem na senda da meditação. Porém, elas não precisam nos dominar. A escolha de repetir o mantra fielmente, e de continuar a voltar a ele sempre que as distrações ocorrem, exercita a liberdade que temos de prestar atenção.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern