Pular para o conteúdo principal

10 frases de sabedoria de São João Paulo II

1. O que Cristo nos pede verdadeiramente? Jesus nos pede que nos comprometamos a proclamá-Lo aos nossos semelhantes. Não tema, porque Jesus está com você! Não tenha medo de perder: quanto mais damos de nós mesmos, mais nos encontramos.

2. O Evangelho não deve ser ocultado por medo ou indiferença. Não foi feito para ficar guardado num cofre. Ele deve ser colocado num pedestal para que as pessoas possam ver sua luz e louvar nosso Pai Celestial.

3. Assim como Maria, devemos deixar que o Espírito Santo nos ajude a ser amigos íntimos de Cristo. Assim como Maria, não devemos ter medo de trazer Cristo ao mundo em tudo o que fazemos - no casamento, na vida de solteiro, no estudo, no trabalho, na profissão. Através de nós, Cristo quer ir a muitos lugares e entrar em muitos corações.

4. A oração não é uma atividade entre outras, mas está no centro de nossa vida em Cristo. Ela tira a nossa atenção de nós mesmos e a dirige para o Senhor. A oração enche a mente de verdade e traz esperança ao coração.

5. Na missa dominical, os cristãos revivam como especial intensidade a experiência dos apóstolos na noite de Páscoa, em que o Senhor ressuscitado lhes apareceu quando estavam reunidos. Em certo sentido, era o povo de Deus de todas as épocas que se fazia presente neste pequeno núcleo de discípulos, os primeiros frutos da Igreja. Por meio de seu testemunho, cada geração de fiéis escuta a saudação de Cristo, cheia de dádiva messiânica da paz, conquistada com o Seu sangue e oferecida com o Seu Espírito: "A paz esteja convosco".

6. As crianças aprendem cedo sobre a vida, observando e imitando o comportamento dos adultos. Rapidamente aprendem o amor e o respeito pelos outros, mas também rapidamente absorvem o veneno do ódio e da violência. As experiências familiares condicionam fortemente as atitudes que as crianças assumirão quando adultas. Consequentemente, se a família é o lugar onde as crianças travam seu primeiro contato com o mundo, a família deve ser para as crianças a escola primária da paz.
7. Como podemos professar fé na Palavra de Deus e não deixar que ela inspire e governe nosso pensamento, nossas atividades, nossas decisões e nossas responsabilidades para com os outros? A fé é sempre exigente porque nos leva além de nós mesmos. A fé nos proporciona uma visão do sentido da vida e nos estimula a agir.

8. O mundo e os acontecimentos históricos não podem ser entendidos sem profissão de fé no Deus que está dentro deles. A fé aguça o olhar da alma, abrindo a mente para a descoberta das obras da providência no fluxo dos acontecimentos.

9. Como cristãos, sabemos que para nós a oração é tão essencial quanto respirar, e, uma vez que tenhamos provado da doçura da conversa íntima com Deus, não hesitamos em mergulhar nela com confiante abandono.

10. Em nossos corpos, somos minúsculos pontos no vasto universo da criação, mas graças às nossas almas transcendemos totalmente o mundo material.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero

  SANTO ANTÔNIO Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero A palavra é viva quando são as obras que falam Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usa...

LIVRES PARA AMAR

  LIVRES PARA AMAR Lembrei-me do que Chiara nos tinha dito um dia - sempre nos tempos de guerra, quando cada instante teria podido ser o último e vivíamos, portanto, sempre diante da morte. Chiara havia dito naquela vez: “É preciso acabar com o passado: o passado é passado; se vocês querem perder tempo pensem no passado. O futuro não nos pertence, está nas mãos de Deus. Deus não é aquele que foi ou aquele que será: é aquele que é. Se vocês pedem perdão a Deus e começam uma vida nova, naquele instante Ele perdoa, e vocês começam a amá-Lo com toda mente, com todas as forças e com todo coração. A misericórdia de Deus desce sobre vocês, e a misericórdia de Deus é Deus mesmo, é como um manto de ouro...”.. (Ginetta, uma vida pelo Ideal da unidade, Cidade Nova, 2006, pp. 129-130)