A agitação pode ser combatida. Aos aflitos Jesus diz: “Tranquilize-se! Sou Eu! Estou com você! Não se assuste! No mundo, você terá aflições, mas tenham coragem! Eu venci. Estive morto, mas agora vivo para todo o sempre”.
Tranquilo vem do Latim tranquilus, “calmo, pacífico”, formado por trans-, aqui com o sentido de “muito além, sem par” mais quies, “descanso, calma”. A parte da palavra “trans” sugere movimento, sair para a quietude, feliz. É possível transpor as barreiras.
“Senhor Jesus, sinto tanta aflição em meu interior!
Angústias, irritações, medos, desespero, e tantas coisas passam pela minha mente.
Peço que acalme meu espírito, que me dê Teu refrigério.
Ajude-me a relaxar e descansar, pois eu preciso, meu Senhor!
As aflições me consomem, e eu não sei como calá-las.
Toma tudo o que me deixa assim nas Tuas mãos e leva pra bem longe; toda dor, sofrimento, problemas, pensamentos e sentimentos ruins, retira de mim, eu peço no Teu nome Senhor Jesus; me acalme, me conforte.
Substitua este fardo que tenho levado pelo do Senhor, que é leve e suave.
Fortaleça no meu interior a confiança em Ti.
Eu peço a unção e a visitação do Teu Espírito Santo consolador, que inspirou o Salmista Davi a registrar, com perfeição, tua fidelidade nos versículos do Salmo 22, dizendo que o Senhor é o pastor daqueles que creem em Ti e Te buscam, e que o Senhor providencia tudo a estes, sem que tenham que se preocupar ou afligir.
O Senhor é quem dá paz aos seus, é que os faz repousar em perfeito equilíbrio emocional e espiritual, abençoando-os com fartura e honra.
E porque o Senhor é fiel eternamente, e Deus de paz e ordem, eu já recebo a Tua paz e tranquilidade.
Eu creio em meu coração que o Senhor já está cuidando para que tudo fique bem. Agradeço, Jesus, em Teu nome.