Pular para o conteúdo principal

Umberto Eco faz uma lista das 14 características comuns do fascismo

1- O culto da tradição. “É preciso olhar para o programa de todos os movimentos fascistas para encontrar os principais pensadores tradicionalistas. A gnose nazi foi alimentada por elementos tradicionalistas, sincretistas e ocultos “.
2 – A rejeição do modernismo. “O Iluminismo, a Era da Razão, é visto como o início da depravação moderna. Neste sentido, o Ur-Fascismo pode ser definido como irracionalismo”.
3 – O culto da ação por ação. “Ação sendo bonita em si, deve ser tomada antes, ou sem, qualquer reflexão anterior. Pensar é uma forma de emasculação “.
4 – O desacordo é traição. “O espírito crítico faz distinções, e distinguir é um sinal de modernismo. Na cultura moderna, a comunidade científica elogia o desacordo como forma de melhorar o conhecimento “.
5 – Medo da diferença. “o primeiro apelo de um movimento fascista ou prematuramente fascista é um recurso contra os intrusos. Assim, o seu fascismo é racista por definição. ”
6 – Apelo à frustração social. “uma das características mais típicas do fascismo histórico foi o apelo a uma classe média frustrada, uma classe que sofre de uma crise econômica ou sentimentos de humilhação política, e assustada com a pressão de grupos sociais inferiores.”
7 – A obsessão com um enredo. “os seguidores devem sentir-se sitiados. A maneira mais fácil de resolver o enredo é o apelo à xenofobia. ”
8 – O inimigo é forte e fraco. “por um contínuo deslocamento de foco retórico, os inimigos são ao mesmo tempo muito forte e muito fraco.”
9 – O pacifismo está a traficar com o inimigo. “para o fascismo não há luta pela vida, mas, em vez disso, a vida é vivida para a luta.”
10 – Desprezo pelos fracos. “elitismo é um aspecto típico de qualquer ideologia reacionária.”
11 – Todo mundo é educado para se tornar um herói. “Na ideologia ur-fascista, o heroísmo é a norma. Este culto do heroísmo está estritamente ligado ao culto da morte “.
12 – Machismo e armamento. “O machismo implica desdém para as mulheres e intolerância e condenação de hábitos sexuais não padronizados, da castidade ao homossexualismo”.
13 – Popismo seletivo. “Existe em nosso futuro um populismo de TV ou Internet, no qual a resposta emocional de um grupo selecionado de cidadãos pode ser apresentada e aceita como a Voz do Povo”.
14 – Ur-Fascismo fala Novilíngua. “Todos os livros didáticos nazistas ou fascistas utilizaram um vocabulário empobrecido e uma sintaxe elementar, para limitar os instrumentos para o raciocínio complexo e crítico”.
E Eco ainda acrescenta: “Liberdade e libertação são uma tarefa interminável”.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

O meu Reino não é deste mundo

  S anto Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Homilias sobre São João «O meu reino não é deste mundo» Escutai todos, judeus e gentios [...]; escutai, todos os reinos da Terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu reino não é deste mundo». Não temais, pois, com esse medo insensato que dominou Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento. [...] Não, diz   o Salvador, «o meu reino não é deste mundo». Vinde todos a um reino que não é deste mundo; vinde a ele pela fé; que o medo não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus diz, falando do Pai: «Por Ele, fui eleito rei sobre Sião, sobre a montanha sagrada» (Sl 2,6). Mas essa Sião e essa montanha não são deste mundo. Com efeito, o que é o seu reino? São os que acreditam nele, aqueles a quem Ele diz: vós não sois do mundo, tal como Eu não sou do mundo (cf Jo 17,16). E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e diz ao Pai: «Não Te peço que os retires...