Pular para o conteúdo principal

FÉ VIVA!

 · 
FÉ VIVA!
"A tendência de nossa sociedade moderna, e de todo o pensamento e cultura que ela encerra, é negar e ridicularizar essa conscientização simples, natural, e tornar o homem, desde o início, medroso e envergonhado em relação à fé.
O primeiro passo, pois, para a fé viva é, como sempre tem sido, de um modo ou de outro, uma negação e rejeição das normas de pensamento aceitas com agrado pela dúvida racionalista. E, em realidade, na prática, isso geralmente significa, não a rejeição da 'razão' e a aceitação da 'fé', mas, antes, a escolha entre duas crenças.
Uma seria a fé humana, limitada, externa, na sociedade humana, com todo o seu patrimônio inerte de suposições e preconceitos, uma fé baseada no medo da solidão e na necessidade de 'pertencer' a um grupo, aceitando suas normas com passiva aquiescência.
Ou, em segundo lugar, uma fé naquilo que não 'vemos'. Fé num Deus transcendente e invisível, fé que vai além das provas, fé que exige revolução interior de todo o nosso ser e uma reorientação de nossa existência 'em sentido contrário' à orientação seguida pelo preconceito mundano.
Tal fé é uma aceitação completa, não só da existência de Deus como uma hipótese conveniente que torna o cosmos mais inteligível aos nossos olhos, mas como centro e sentido de toda existência e, mais especialmente, de nossa própria vida."
Thomas Merton, "Vida e Santidade", Herder 1965, pág. 116-117

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

O meu Reino não é deste mundo

  S anto Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Homilias sobre São João «O meu reino não é deste mundo» Escutai todos, judeus e gentios [...]; escutai, todos os reinos da Terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu reino não é deste mundo». Não temais, pois, com esse medo insensato que dominou Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento. [...] Não, diz   o Salvador, «o meu reino não é deste mundo». Vinde todos a um reino que não é deste mundo; vinde a ele pela fé; que o medo não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus diz, falando do Pai: «Por Ele, fui eleito rei sobre Sião, sobre a montanha sagrada» (Sl 2,6). Mas essa Sião e essa montanha não são deste mundo. Com efeito, o que é o seu reino? São os que acreditam nele, aqueles a quem Ele diz: vós não sois do mundo, tal como Eu não sou do mundo (cf Jo 17,16). E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e diz ao Pai: «Não Te peço que os retires...