Pular para o conteúdo principal
Filho meu, escuta e seja sábio (Prov. 23,19), recebe a verdadeira doutrina. Existem, com efeito, dois caminhos.
Seja obediente a Deus como Abraão, que deixou sua terra, marchou ao exílio e viveu sob uma tenda com Isaac na terra prometida, como em terra estrangeira; obedeceu, humilhou-se a si mesmo, recebeu uma herança; inclusive foi posto à prova com respeito a Isaac: foi valente na prova e ofereceu a Isaac em sacrifício a Deus. Por isso Deus o chamou: “Meu amigo” (Tg. 2,23).
Receba aquele exemplo de bondade de Isaac, quando escutou a seu pai, e lhe esteve submetido até o sacrifício, como cordeiro inocente.
Receba assim mesmo o exemplo da humildade de Jacó, sua obediência, sua perseverança, até converter-se em luz que vê ao Pai do universo; foi chamado Israel.
Recebe aquele exemplo da sabedoria de José e sua submissão. Luta na castidade e nesse serviço até reinar.
Filho meu, imita a vida dos santos e pratica suas virtudes. Desperta, não sejas negligente, incita a teus concidadãos, dos quais te constituíste o garante (Prov. 6,3); levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Ef. 5,14), e a graça se infundirá dentro de ti.
A paciência, com efeito, te revela todas as graças. Os santos foram pacientes e conseguiram as promessas. O orgulho dos santos é a paciência. Sê paciente para sejas contado nas filas dos santos, confiando que receberás uma coroa incorruptível.
Um mau pensamento? Suporta-o com paciência, até que Deus te dê a calma. O jejum? Persevera com firmeza. A oração? Sem descanso, na tua habitação entre tu e eu. Um só coração com teu irmão; a virgindade em todos os membros, virgindade em teus pensamentos, pureza de corpo e pureza de coração; a cabeça inclinada e o coração humilde, bondade no momento da cólera.
Se um pensamento te oprime, não te desalentes; suporta-o com valor dizendo: “Todos me rodearam, porém eu, em nome do Senhor, os rechacei” (Sal 117,11). De improviso te chega o auxílio de Deus; os alijas de ti; Deus te protege e a glória divina caminha contigo, porque a coragem caminha com o que é humilde e tu serás saciado como o deseja tua alma (Is 58,11). Os caminhos de Deus são a humildade de coração e a bondade. Pois está escrito: “A quem cuidarei senão ao humilde e ao pacífico?” (Is 66,2). Se caminhas pelas sendas do Senhor, ele te custodiará, te dará força, te acumulará de ciência e de sabedoria, pensará em ti em todo tempo, te liberará do diabo e, em tua morte, te dará a graça em Sua paz.
Autor: S. Pacômio de Tabenési

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

O meu Reino não é deste mundo

  S anto Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Homilias sobre São João «O meu reino não é deste mundo» Escutai todos, judeus e gentios [...]; escutai, todos os reinos da Terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu reino não é deste mundo». Não temais, pois, com esse medo insensato que dominou Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento. [...] Não, diz   o Salvador, «o meu reino não é deste mundo». Vinde todos a um reino que não é deste mundo; vinde a ele pela fé; que o medo não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus diz, falando do Pai: «Por Ele, fui eleito rei sobre Sião, sobre a montanha sagrada» (Sl 2,6). Mas essa Sião e essa montanha não são deste mundo. Com efeito, o que é o seu reino? São os que acreditam nele, aqueles a quem Ele diz: vós não sois do mundo, tal como Eu não sou do mundo (cf Jo 17,16). E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e diz ao Pai: «Não Te peço que os retires...