Pular para o conteúdo principal

Da Eucaristia


I. Este Sacramento é o próprio Jesus Cristo, presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade sob as espécies ou aparências de pão e vinho, para ser o alimento de nossa alma e o sacrifício da nova lei.
II. É chamado Santíssimo Sacramento, porque é mais digno do que os outros Sacramentos e porque é o bem mais precioso, maravilhoso, eficaz e salutar que a Igreja possui. Chama-se também Eucaristia, que significa boa graça ou ação de graças. Boa graça, porque a graça das graças é a vida eterna significada por este Sacramento e também porque contém o autor e fonte de toda graça, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ação de graças, porque nos traz a doce memória dos maiores benefícios que Deus nos fez, levando-nos a render graças a Deus, como fez o próprio Jesus Cristo. É chamado ainda de Comunhão, porque neste Sacramento, Cristo nos une a si. Viático é outro nome dado a Eucaristia, pois é alimento dos viajantes e peregrinos que caminham para a vida eterna, razão pela qual é dada aos fiéis que estão por morrer. Há ainda muitos outros nomes que procuram dizer algo da inefável excelência deste Sacramento.
III. A matéria deste Sacramento é pão de trigo e vinho de uva, o qual é misturado com uma pequena quantidade de água. A forma são as palavras de consagração ditas pelo sacerdote, que é o ministro da Eucaristia. Quando o padre diz essas palavras de consagração, toda substância do pão se muda no Corpo de Nosso Senhor e toda substância do vinha se muda no seu preciosíssimo Sangue. Não é mais pão, não é mais vinho, o que temos é Cristo todo inteiro sob as espécies ou aparências de pão e vinho. IV. Essa admirável mudança de substância se chama transubstanciação. Foi exatamente isso que Nosso Senhor instituiu e realizou quando disse "Isto é o meu Corpo... Isto é o meu Sangue". A carne de Cristo é verdadeiramente comida, seu sangue é verdadeiramente bebida, Nosso Senhor todo inteiro se encontra em ambas as espécies de pão e do vinho para nos servir de alimento para a vida eterna.
VII. Para comungar dignamente é preciso: 1.º estar em estado de graça; 2.º fazer o jejum eucarístico, isto é, não consumir alimentos sólidos por pelo menos três horas antes da comunhão, nem líquidos uma hora antes, salvo quando for necessário o consumo de água e remédios; 3.º saber o que vai receber, apresentando-se para comungar com devoção e modéstia tanto interior (com recolhimento e humildade de espírito) quanto exterior (vestindo-se com decência e sem ostentação). Quem sabe o que irá receber também deve preparar-se bem para a comunhão e depois fazer a devida ação de graças. É coisa muito boa e útil comungar com frequência, todo o católico deve comungar pelo menos uma vez ao ano pelo tempo da Páscoa. As crianças podem receber esse Santíssimo Sacramento logo que tiverem as disposições devidas.
V. O Sacramento da Eucaristia significa três coisas. Uma diz respeito a um evento passado, trata-se da paixão de Cristo que se realiza no Sacrifício incruento da Santa Missa; outra diz respeito ao presente, a Eucaristia significa a graça divina que nutre e sustenta a alma com a graça santificante. Por fim, significa algo do futuro, ela é o penhor da glória, uma prefiguração da vida eterna. VI. Os principais efeitos que a Eucaristia produz são os seguintes: 1.º conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça, do mesmo modo que o alimento corporal sustenta a vida do corpo; 2.º perdoa os pecados veniais e livra dos pecados mortais; 3.º produz a consolação espiritual. VIII. A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e Sangue de Cristo em nossos altares, debaixo das espécies do pão e vinho, em memória do sacrifício da cruz. É o mesmo sacrifício do Calvário, com a diferença que este é feito sem o derramamento de Sangue (de forma incruenta) e não merece pelos pecados de todos, mas simplesmente aplica os méritos da paixão de Nosso Senhor.
X. É coisa muito boa e útil assistir a Santa Missa todos os dias, porém o preceito obriga todo cristão a assisti-la inteira aos domingos e festas de guarda. Para assistir a Santa Missa com fruto o cristão deve pensar em Deus, na Paixão de Nosso Senhor e recitar orações piedosas.
IX. O Santo Sacrifício da Missa se oferece a Deus por quatro fins: 1.º prestar-lhe a devida honra; 2.º dar-lhe graças pelos seus benefícios; 3.º satisfazer pelos nossos pecados; 4.º obter o favor divino, ou seja, alcançar as graças que necessitamos para alcançar a vida eterna.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern