Meus amigos e amigas, por ocasião do DIA MUNDIAL DA PAZ, celebrado a cada ano no dia 1º de janeiro, o Papa produz uma mensagem própria para o dia ora referido.
A mensagem para 2020 tem como tema: A PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA: DIÁLOGO, RECONCILIAÇÃO E CONVERSÃO ECOLÓGICA. O Santo Padre aborda o tema em cinco subtítulos, quais sejam:
1. A paz, caminho de esperança face aos obstáculos e provações.
2. A paz, caminho de escuta baseado na memória, solidariedade e fraternidade.
3 A paz, caminho de reconciliação na comunhão fraterna.
4. A paz, caminho de conversão ecológica.
5. Obtém-se tanto quanto se espera.
A certa altura do texto, o Papa afirma "A cultura do encontro entre irmãos e irmãs rompe com a cultura da ameaça. Torna cada encontro uma possibilidade... Faz-nos de guia para ultrapassarmos os limites de nossos horizontes estreitos." Trata-se de uma verdadeira conversão. " A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida." Vinicius de Moraes.
Cristo "pede para depor toda a violência nos pensamentos, nas palavras e nas obras quer para com o próximo quer para com a criação" Pp Francisco. Depor vem do latim depono, -ere colocar no chão, pousar, depor. Quando o verbo depor é transitivo direto, o seu significado é destituir(retirar, desapossar).Dito isso, vamos adiante:
Obtém-se tanto quanto se espera. Esperemos dias melhores, melhores no bem...O que esperamos obteremos. Diz-nos o Papa: "Não se obtém a paz, se não a esperamos".
Por fim, o Papa almeja:
"Que o Deus da Paz nos abençoe e venha em nossa ajuda.
[...]
E que toda pessoa que vem a este mundo possa conhecer uma existência de paz e desenvolver plenamente a promessa de amor e vida que traz em si." Franciscus.