Pular para o conteúdo principal

𝗠𝗔𝗛𝗔𝗧𝗠𝗔 𝗚𝗔𝗡𝗗𝗛𝗜

A imagem pode conter: 1 pessoa, casamento

Passados 72 anos dos 3 tiros a queima-roupa, não é forçoso atestar que intenção de calar a voz do principal profeta da paz, em 𝟯𝟬 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟵𝟰𝟴, conseguiu, ao contrário, reverberar seu Eco até os nossos dias. A postura de não-violência desta Grande Alma instiga muitos, de ontem e de hoje, a também seguir seu exemplo.
𝘌𝘴𝘤𝘳𝘦𝘷𝘦𝘶 𝘛𝘩𝘰𝘮𝘢𝘴 𝘔𝘦𝘳𝘵𝘰𝘯 𝘢 𝘴𝘦𝘶 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘦𝘪𝘵𝘰:
Foi pelo conhecimento de escritores como Tolstoy e Thoreau e, em seguida, pela leitura do Novo Testamento, que Gandhi redescobriu sua própria tradição e sua dharma (religião, norma de vida) indiana. Mais do que uma tradição, mais do que uma sabedoria consignada nos livros ou celebrada nos templos, Gandhi descobriu a Índia descobrindo-se a si próprio. Daí a grande importância de compreender a vida política de Gandhi e, particularmente sua não violência, à luz dessa descoberta radical, da qual tudo o mais recebeu seu sentido. A luta a que Gandhi se dedicou pela liberdade da Índia e sua insistência em querer meios não-violentos nessa luta – resultaram, ambas, de sua nova compreensão da Índia depois de seu contacto com uma tradição espiritual universalmente válida que compreendeu ser comum tanto ao Oriente como ao Ocidente.
[…]
Gandhi tinha o maior respeito pelo cristianismo, por Cristo e pelo Evangelho. Seguindo seu satyagraha* acreditava seguir a Lei de Cristo . Seria difícil provar estar ele inteiramente enganado nessa crença – ou que fosse ele, em qualquer grau, insincero. Uma das grandes lições da vida de Ghandi é a seguinte: ele, um indiano, descobriu, através das tradições espirituais do Ocidente, sua herança indiana e, com ela, seu reto pensar . Ora , na fidelidade à sua própria herança e ao seu sadio equilíbrio, pôde apontar aos homens do Ocidente e de todo o mundo um meio de recuperar o reto pensar dentro de sua própria tradição , manifestando , assim , o fato de que existem certos valores essenciais e indiscutíveis.
(𝖦𝖺𝗇𝖽𝗁𝗂 𝖾 𝖺 𝗇ã𝗈-𝗏𝗂𝗈𝗅ê𝗇𝖼𝗂𝖺, 𝗉á𝗀. 𝟣𝟨-𝟣𝟩)
Quando Rabindranath Tagore quis elogiar Gandhi, não lhe destacou a inteligência, que aliás era muita. Preferiu, antes, realçar-lhe a alma. Que era imensa.A expressão, aliás, viria a colar-se-lhe ao nome.Mahatma quer dizer alma grande!

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern