Pular para o conteúdo principal

Jesus, perene Páscoa

"Jesus, perene Páscoa,
a todos alegrai-nos.
Nascidos para a vida,

da morte libertai-nos."

A tumba aberta e vazia! Cristo vive! Jesus ressuscitou! É a grande verdade que enche nossa fé de conteúdo. "Não tenha medo", diz o anjo. Cristo vive. Jesus é Emanuel: Deus conosco para sempre. E o seu reinado não terá fim (Lc 1:33). Essa grande e gloriosa verdade também enche nossos corações de consolo, alegria e paz. E essa verdade é a revelação definitiva do próprio Deus. Não há espaço para outro. Deus não pode revelar algo mais belo e admirável que ele. A ressurreição de Jesus é a vitória do amor sobre o mal e a morte, é a última e definitiva revelação da natureza de Deus, Deus é amor. Deus ama a humanidade e a salva. Deus não abandona seus filhos: "Mesmo que essa mulher te esqueça, nunca te esquecerei" (Is 49,15). Deus é fiel a si mesmo e a suas palavras
"Hoje, a Igreja – a herdeira – exulta de alegria. Cristo, seu Esposo, que sofreu, acaba de ressuscitar… Alegra-te, ó Igreja, Esposa de Cristo! A ressurreição do teu Esposo ergueu-te da terra em que os viandantes te calcavam aos pés… Ó maravilha! … Foi semeado um único grão, e o mundo inteiro se alimenta de ele. Como homem, foi imolado, como Deus foi restituído à vida e dá vida ao mundo… Como cordeiro, foi degolado, e como pastor, com o cajado da sua cruz dispersou o rebanho dos demónios. Como uma lâmpada sobre o candelabro, extinguiu-se na cruz, e, como o sol, levantou-se do sepulcro. Realizaram-se dois prodígios: o dia escureceu quando Cristo foi crucificado, e, na sua ressurreição, a noite brilhou como o dia. Porque se escureceu o dia? Porque, como está escrito: “Das trevas fez seu véu” (Sl. 17, 12). Porque é que a noite brilhou como o dia? Porque, como dissera o profeta: “Nem as trevas, para Vós, têm obscuridade: a noite brilha como a luz” (Sl. 138, 12).
Ó noite mais clara do que o dia! Noite mais luminosa do que o sol! Noite mais branca do que a neve, mais brilhante do que os nossos fachos, mais doce que o paraíso! Ó noite, que não conheces as trevas, que afastas o sono e nos fazes velar com os anjos! Noite pascal, espanto dos demónios, esperada ao longo de todo um ano! Noite nupcial da Igreja, que fazes nascer os recém-baptizados e despojas o demónio adormecido! Noite em que o herdeiro leva os seus co-herdeiros a tomar parte na herança."
Astério de Amaseia (?- c. 410), bispo
Homilia 19 sobre o salmo 15 (Oração Coleta

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern