A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga; os Padres da Igreja já falavam dela; tudo brota daquele Coração “manso e humilde” que por nós foi transpassado pela lança do soldado Longuinho, na Cruz do Calvário. Dele saiu sangue e água, símbolos do Batismo e da Eucaristia, e também da Igreja, Esposa de Cristo, que nasce do lado aberto do novo Adão, como Eva nasceu do lado aberto do primeiro.
Aprendei de Mim que sou manso e humilde de Coração
É pelo coração que os homens se dão. É pelo coração que se conduzem. Em Nosso Senhor, é o Seu Coração que foi o inspirador de todos os sacrifícios que fez pelos seus irmãos. O que se faz sem o coração não pode atingir o Coração de Jesus. (L.Dehon)
Palavra de Deus: (Mt 11,28-30) Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e aliviar-vos-ei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis alívio para as vossas almas, pois o Meu jugo é suave e a Meu fardo é leve.
Oblação: Pai, nós Te damos graças pelos grandes sinais de amor que nos dás na vida do teu filho Jesus. Por amor, Ele habitou entre nós, pregou o evangelho aos pobres, curou as enfermidades do corpo e do espírito, sentou-se à mesa com os pecadores. Torna-nos sensíveis aos sofrimentos dos irmãos e disponíveis para os socorrermos. Que a contemplação do seu Lado aberto seja para nós uma fonte de solidariedade. Oferecemos-Te a nossa reparação que se torna operante na caridade fraterna e no anúncio do Evangelho; acolhe o nosso sacrifício espiritual e une-o à oblação eucarística de Cristo. Amen.
V/ Doce Coração de Jesus que tanto nos amais
R/ Fazei que eu Vos ame cada vez mais.