Pular para o conteúdo principal

Devemos repreender com amor

Santo Agostinho
Sermão 82
“Devemos repreender com amor”

Portanto, devemos repreender com amor, não com desejo de prejudicar, mas com cuidado de corrigir. Se fôssemos assim, cumpriríamos com exatidão o que hoje nos foi aconselhado: Se teu irmão pecar contra ti, corrige-o a sós. Por que lhe corriges? Por que te fere aquele que pecou contra ti? De modo algum. Se o fazes por amor-próprio, nada fazes. Se o fazes por amor a ele, ages muito bem. Considera nas mesmas palavras por amor de quem deves fazê-lo, se pelo teu ou pelo dele: Se te escutar – diz Jesus – terás ganho o teu irmão. Faça-o, portanto, por ele, para ganhá-lo. Se fazendo isto o ganhas, não o fazendo se perde.
Qual é a razão pela qual muitos homens desprezam estes pecados e dizem: “O que fiz demais? Pequei contra um homem”. Não os desprezes. Pecaste contra um homem; queres saber que pecando contra um homem pereceste? Se aquele contra quem pecaste te houvesse corrigido a sós e o tivesses escutado, ele te teria ganho. O que quer dizer que te haveria ganho, senão que terias perecido se não te tivesse ganho? Pois se não houvesse perecido, como te terias ganho? Que ninguém, portanto, despreze o pecado contra o irmão.
O Apóstolo diz em certo lugar: Assim os que pecam contra os irmãos e ferem a sua consciência fraca, pecam contra Cristo, justamente porque todos fomos feitos membros de Cristo. Como não vais pecar contra Cristo se pecas contra um membro de Cristo?
Ninguém diga: “Não pequei contra Deus, mas contra um irmão, contra um homem; pecado leve ou quase nulo”. Talvez dizes que é leve porque se cura rapidamente. Pecaste contra o irmão; repara-o e ficarás são. Cometeste rapidamente a ação mortal, e com rapidez também encontraste o remédio. Quem de nós, meus irmãos, vai esperar o Reino dos Céus, dizendo o Evangelho: Quem chamar a seu irmão “néscio”, será réu no fogo da Geena? Grande pânico; porém repara ali mesmo o remédio: Se apresentares a tua oferta diante do altar, e ali mesmo te lembrares de que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar.
Deus não se encoleriza porque tardas em apresentar a tua oferenda; Deus te quer mais que a tua oferenda. Pois se te apresentares diante de Deus com a oferenda, trazendo maus sentimentos para com teu irmão, Ele te responderá: “Estás perdido, o que me oferecestes?” Apresentas a tua oferenda e não és tu mesmo oferenda para Deus. Cristo busca mais a quem redimiu com o seu sangue que aquilo que tu achaste em teu celeiro.
Portanto, deixa a tua oferenda diante do altar e vai-te reconciliar antes com o teu irmão, e depois venha apresentar a tua oferenda. Olha como prontamente se desatou aquele reato da Geena. Antes de reconciliar-te, eras réu da Geena; uma vez reconciliado, apresentas confiante a tua oferenda diante do altar.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

O meu Reino não é deste mundo

  S anto Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja Homilias sobre São João «O meu reino não é deste mundo» Escutai todos, judeus e gentios [...]; escutai, todos os reinos da Terra! Eu não impeço o vosso domínio sobre este mundo, «o meu reino não é deste mundo». Não temais, pois, com esse medo insensato que dominou Herodes quando lhe anunciaram o meu nascimento. [...] Não, diz   o Salvador, «o meu reino não é deste mundo». Vinde todos a um reino que não é deste mundo; vinde a ele pela fé; que o medo não vos torne cruéis. É verdade que, numa profecia, o Filho de Deus diz, falando do Pai: «Por Ele, fui eleito rei sobre Sião, sobre a montanha sagrada» (Sl 2,6). Mas essa Sião e essa montanha não são deste mundo. Com efeito, o que é o seu reino? São os que acreditam nele, aqueles a quem Ele diz: vós não sois do mundo, tal como Eu não sou do mundo (cf Jo 17,16). E, contudo, Ele quer que estejam no mundo e diz ao Pai: «Não Te peço que os retires...

Chamados ao Reino

  São Teodoro Estudita (759-826) monge de Constantinopla Catequese 83   Chamados ao Reino   Quando um rei deste mundo chama os homens à glória, ao sucesso, à riqueza, ao luxo e ao prazer, vemo-los correr para tudo isso com diligência, zelo e alegria. Pois quem nos chama é Deus, o Rei do universo – e não nos chama a esses bens vis e corruptíveis que mencionámos, mas ao Reino dos Céus, a uma luz que não conhece eclipse, a uma vida sem fim, a uma bem-aventurança inefável, à adoção filial e à herança dos bens eternos; com quanto mais zelo, alegria e ardor insaciável devemos, pois, correr, lutar e apressar-nos todos os dias e a todas as horas! Nem a tribulação, nem a angústia, nem a fome, nem a sede, nem o perigo nem, digamo-lo claramente, a espada, nem a morte (cf Rom 8,35.38), nada disto deve inspirar-nos receio ou fazer-nos recuar; pelo contrário, com coragem, vigor e fortaleza, sigamos a via ascética até ao fim, tudo suportando como leve e fácil em comparação com a...