Pular para o conteúdo principal

São Romero da América

 



𝗠𝗔𝗥𝗧𝗜𝗥𝗢𝗟𝗢́𝗚𝗜𝗢

𝗦𝗮̃𝗼 𝗥𝗼𝗺𝗲𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗔𝗺𝗲́𝗿𝗶𝗰𝗮

𝗣𝗿𝗼𝗳𝗲𝘁𝗮 𝗲 𝗠𝗮́𝗿𝘁𝗶𝗿 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘀𝘁𝗶𝗰̧𝗮
𝗘𝗟 𝗦𝗔𝗟𝗩𝗔𝗗𝗢𝗥 + 𝟮𝟰/𝟬𝟯/𝟭𝟵𝟴𝟬
𝟰𝟭 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗺𝗮𝗿𝘁𝗶́𝗿𝗶𝗼

Oscar Arnulfo Romero Galdámez, São Romero da América, foi arcebispo de El Salvador. A perseguição à Igreja transformou em mártires seus melhores sacerdotes e leigos e, com o martírio do jesuíta Pe. Rutilio Grande e dois catequistas no dia 12 de março de 1977, Romero tomou a decisiva posição em favor do povo salvadorenho, “sendo a voz dos sem voz”.
Devido ao seu compromisso com o povo salvadorenho e às denuncias que fazia das torturas e martírios que o povo vinha sofrendo, as autoridades militares começaram a perseguir os seus colaboradores mais próximo e, durante a consagração Eucarística, na capela do Hospital Divina Providência, no dia 24 de março de 1980, uma bala lhe atravessou o coração, caindo ele próprio mártir assim como tantos outros salvadorenhos.
Na sua última homilia no dia 23 ele exortava as forças da repressão: “Nenhum soldado é obrigado a obedecer a uma ordem que seja contra a lei de Deus: Não matarás… Suplico-lhes. Rogo-lhes. Ordeno-lhes em nome de Deus: Cessem a repressão!”.
Romero já havia profetizado: “Se me matarem, ressuscitarei na luta do meu povo”
Já reconhecido como um santo mártir pelo povo, foi beatificado na capital salvadorenha, no dia 23 de maio de 2015.
Na ocasião da beatificação Dom Vicenzo Paglia ao desembarcar El Salvador, declara: “Romero deveria ser beatificado sob o pontificado do primeiro Papa latino americano. Hoje consigo entender em profundidade o porquê de tantos atrasos: Deus esperava pelo Papa Francisco. Deus escreveu esta página com as linhas tortas dos opositores”.
Uma grande multidão se fizeram presente na beatificação, vindas dos vários lugares do mundo para este momento tão significativo da Igreja Larino Americana, e juntos serem testemunhas do compromisso com as Causas e Lutas das quais o sangue de Oscar Romero e tantos mártires derramados neste chão martirial não fossem em vão, pois nestas terras banhadas de sangue e sonhos sementes de esperanças nasceram e nascerão.
No dia 14 de outubro de 2018, o Papa Francisco canonizou Dom Oscar Romero junto com outros novos santos.

𝑇𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑇𝑜𝑛𝑛𝑦, 𝑑𝑎 𝐼𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜s 𝑀𝑎́𝑟𝑡𝑖𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝐶𝑎𝑚𝑖𝑛ℎ𝑎𝑑𝑎 𝑒 𝑑𝑎 𝑒𝑞𝑢𝑖𝑝𝑒 𝑏𝑟𝑎𝑠𝑖𝑙𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑔𝑒𝑛𝑑𝑎 𝐿𝑎𝑡𝑖𝑛𝑜-𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO

  ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO "De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: Plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos

Direito Previdenciário em pauta

No julgamento das ADIs n. 2.110 e 2.111, o STF, por maioria, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213/1991, incluído pela Lei n. 9.876/1999, que impõe a carência de 10 meses como pressuposto para concessão do salário-maternidade das(os) seguradas(os) contribuintes individuais, facultativas(os) e especiais.  Decidiu, entretanto, pela constitucionalidade dos outros dispositivos da Lei n. 9.876/1999, inclusive do art. 3º da referida lei, que trata da regra de transição do salário-de-benefício, objeto da revisão da vida toda. Neste ponto, por maioria, os ministros entenderam que o art. 3º da Lei n. 9.876/1999 tem aplicação cogente/obrigatória e que, assim sendo, o segurado não tem direito de opção entre a regra de cálculo definitiva e a regra de transição, mesmo quando esta última lhe for mais vantajosa.  Deste modo, infelizmente, cai a tese firmada no tema n. 1.102 da repercussão geral, pendente de julgamento de embargos de declaração, referente à revisão