Pular para o conteúdo principal

À descoberta do Evangelho de São Lucas

 LUCAS, o caríssimo médico (Cl 4,14), discípulo de Paulo, um cristão da segunda geração (70-100),  não foi testemunha ocular de Jesus (cf. Lc 1,1-4). O evangelista, em apreço, usa recursos literários e estilísticos semitas e helenistas, domina as técnicas da vivacidade literária e as principais figuras de estilo e de organização literária. Vale salientar  o fato de Lucas adequar a linguagem à matéria narrada ou a cada um dos personagens, conforme a sua maior ou menor instrução. Tudo isto confere diversidade e plasticidade à narrativa.

LUCAS pensa já na Igreja, cujos membros se sentem interpelados a acolher a mensagem salvífica na alegria e na conversão do coração. Evangelho da misericórdia, da alegria, da solidariedade e da oração. A salvação evangélica transforma a vida das pessoas, com reflexos no seu interior, nos seus comportamentos sociais e no uso que fazem dos bens terrenos. Evangelho encontra-se mais próximo da mentalidade do homem moderno: pela sua clareza, pelo cuidado nas explicações, pela sensibilidade e pela arte do seu autor. 

O texto de Lucas dirige-se não apenas aos judeus convertidos mas também aos pagãos e tem uma finalidade universal, com uma inclusão de todos os povos. Também, por isso, pode ser considerado como o Evangelho mais facilmente compreendido pela nossa cultura contemporânea ocidental.

Ideias chave do Evangelho de Lucas

-Conceito da alegria

Os que escutam  com alegria a Palavra de Deus dão mais fruto.

o conceito de apóstolo é peculiar em Lucas e realça como os discípulos são também aqueles que são enviados.

O texto de Lucas dirige-se não apenas aos judeus convertidos mas também aos pagãos e tem uma finalidade universal, com uma inclusão de todos os povos. Também por isso, como o Pe. César Silva refere, este pode ser considerado como o Evangelho mais facilmente compreendido pela nossa cultura contemporânea ocidental.

Ideias chave do Evangelho de Lucas

A partir do conceito de "hoje" percebemos que este evangelho é um texto para o nosso hoje, para o nosso presente: "Esta é a Boa Notícia para o hoje de cada uma das nossas vidas."

-Conceito da alegria. 

Os que escutam  com alegria a Palavra de Deus dão mais fruto. Para Lucas, escutar a Palavra de Deus com alegria é uma das condições para dar mais frutos na missão.



Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Advento - Cardeal D. José Tolentino Mendonça

  Advento, tempo de espera. Não apenas de um dia, mas daquilo que os dias, todos os dias, de forma silenciosa, transportam: a Vida, o mistério apaixonante da Vida que em Jesus de Nazareth principiou. Advento, tempo de redescobrir a novidade escondida em palavras tão frágeis como “nascimento”, “criança”, “rebento”. Advento, tempo de escutar a esperança dos profetas de todos os tempos. Isaías e Francisco. Miqueias e Teresa de Calcutá. Advento, tempo de preparar, mais do que consumir. Tempo de repartir a vida, mais do que distribuir embrulhos. Advento, tempo de procura, de inconformismo, até de imaginação para que o amor, o bem, a beleza possam ser realidades e não apenas desejos para escrever num cartão. Advento, tempo de dar tempo a coisas, talvez, esquecidas: acender uma vela; sorrir a um anjo; dizer o quanto precisamos dos outros, sem vergonha de parecermos piegas. Advento, tempo de se perguntar: “há quantos anos, há quantos longos meses desisti de renascer?” Advento, tempo de rez...