Pular para o conteúdo principal

𝑩𝒆𝒂𝒕𝒐 𝑪𝒂𝒓𝒍𝒐 𝑨𝒄𝒖𝒕𝒊𝒔

 

O Papa Francisco, certa vez, falando para uma multidão de jovens, disse: “Quando Jesus toca o coração de um jovem, esse é capaz de ações verdadeiramente grandiosas”, foi o que aconteceu com Carlo Acutis.

Uma das características mais marcantes dos heróis são exatamente essas ações grandiosas, assim, é sobre um jovem herói da fé que vamos falar hoje. Trata-se do beato Carlo Acutis, citado pelo Papa Francisco na exortação pós-sinodal Christus Vivit, como exemplo de alguém que fez excelente uso dos meios digitais para a evangelização.
Eucaristia, rodovia para o céu
Carlo Acutis nasceu em Londres, no dia 03 de maio de 1991. Pouco tempo depois, sua família retornou para o país de origem, estabelecendo sua moradia em Milão, na Itália. Ainda criança, quando era provocado por algum colega, não revidava, pois pensava que tal ato desagradaria o coração de Deus. Aos sete anos, Carlos Acutis fez sua primeira comunhão e, desde desse dia, foi tocado de forma extraordinária por Jesus. Ele costumava sabiamente dizer que a Eucaristia era a sua rodovia para o céu.
Carlo era um jovem comum, gostava de estudar, de conviver com os amigos e de jogar futebol, porém, havia o diferencial de dedicar-se à Santa Missa, à recitação do Rosário e à oração diante do sacrário diariamente. Além disso, confessava-se ao menos uma vez por semana. Em sua adolescência, Carlo, que adorava viajar, sempre escolhia locais onde pudesse visitar igrejas e outros locais santos. O destino predileto era a cidade de Assis, pois tinha como santo de devoção a São Francisco, que admirava por sua pobreza e amor à vontade de Deus.
Olhar especial para os mais pobres
E foi inspirado no pobrezinho de Assis que Carlo desenvolveu um aguçado olhar para os mais pobres: ele separava parte das refeições de sua casa para doar aos moradores de rua, saía com os pais para distribuir alimentos e agasalhos aos pobres e nunca queria que a mãe lhe comprasse mais de um par de tênis, pois achava desnecessário. Quando recebia um sapato de presente, dava o que estava usando para quem necessitasse. Quanto à mesada que recebia dos pais, dava-a aos pobres.
Dons de informática e exposições virtuais
Além disso, Carlo vivia um intenso apostolado, ensinando a catequese para crianças e jovens. Como era encantado pela Eucaristia, Carlo fazia muitas pesquisas a respeito dos milagres eucarísticos. Assim, aos catorze anos, desejando partilhar suas descobertas, utilizando-se dos seus dons para a informática, desenvolveu um site para propagar pequenas exposições virtuais sobre temas da fé católica, como os milagres eucarísticos que tomava conhecimento, e de serviços de promoção humana.
Pela sua utilização genial da tecnologia da informação para a propagação da fé, ele ficou conhecido como o ciberapóstolo da Eucaristia. Logo depois, Carlo viria a ser diagnosticado com uma leucemia extremamente agressiva, que tirou-lhe a vida em 12 de outubro de 2006, dia, por sinal, que celebramos a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Aceitou a sua enfermidade
Ao saber que estava doente, aceitou de imediato a sua condição, oferecendo o seu sofrimento e sacrifícios pelo Papa e pela Igreja Católica, bem como, para que Deus pudesse levar sua alma para o céu. Quando as enfermeiras perguntavam se estava com dor, ele respondia que havia pessoas que sofriam muito mais do que ele, e pedia para que não acordassem sua mãe, que o acompanhava no hospital, pois estava cansada e se preocuparia demasiadamente com ele.
Em 6 de julho de 2018, as virtudes heroicas de Carlo foram reconhecidas pelo Papa Francisco, o que concedeu-lhe o título de venerável Servo de Deus. Recentemente, em 22 de fevereiro de 2020, o milagre para sua beatificação foi aprovado também pelo Papa Francisco. Trata-se de um caso ocorrido no Brasil, de uma criança que sofria de uma rara doença congênita, que recebeu a cura após rezar diante de uma relíquia de Carlo. Foi beatificado na data de hoje 10 de Outubro de 2020.
Seus restos mortais, como era o seu desejo, foram trasladados em 6 de abril de 2019 para a cidade italiana de Assis, no Santuário da Spogliazione (que significa despojamento, em italiano), local onde São Francisco de Assis deixou tudo para seguir o Senhor. Na ocasião, descobriu-se que seu corpo permanecia em um estado de conservação muito fora do comum, fenômeno impressionante, que já ocorreu com algumas centenas de santos da Igreja, como Padre Pio e Clara de Assis.
“Não eu, mas Deus”
O padre Ricardo Figueiredo, que escreveu a biografia de Carlo, intitulada “Não eu, mas Deus”, acredita que, em breve, ele deve ser proclamado padroeiro dos profissionais de informática.
Quando Carlo foi batizado, com poucos meses de vida, seus pais fizeram um bolo em forma de cordeiro para celebrar o sacramento recebido. Na época, eles não podiam imaginar que não haveria figura melhor para expressar a vida de seu filho, que, aos quinze anos de idade, entregou-se como manso cordeiro ao sofrimento, para, enfim, unir-se definitivamente a Jesus, em Sua glória.
Em tempos de forte evangelização pela internet, definitivamente precisamos recorrer à intercessão de Carlo Acutis, a fim de que possamos anunciar o nome de Cristo por todo o continente digital.
Por Ana Paula Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO

  ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO "De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: Plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos

Direito Previdenciário em pauta

No julgamento das ADIs n. 2.110 e 2.111, o STF, por maioria, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213/1991, incluído pela Lei n. 9.876/1999, que impõe a carência de 10 meses como pressuposto para concessão do salário-maternidade das(os) seguradas(os) contribuintes individuais, facultativas(os) e especiais.  Decidiu, entretanto, pela constitucionalidade dos outros dispositivos da Lei n. 9.876/1999, inclusive do art. 3º da referida lei, que trata da regra de transição do salário-de-benefício, objeto da revisão da vida toda. Neste ponto, por maioria, os ministros entenderam que o art. 3º da Lei n. 9.876/1999 tem aplicação cogente/obrigatória e que, assim sendo, o segurado não tem direito de opção entre a regra de cálculo definitiva e a regra de transição, mesmo quando esta última lhe for mais vantajosa.  Deste modo, infelizmente, cai a tese firmada no tema n. 1.102 da repercussão geral, pendente de julgamento de embargos de declaração, referente à revisão