Pular para o conteúdo principal

VENHAM A MIM! (Reflexão no mosteiro da natividade-Arapiraca - Edson Lira) - UM BOM DIA COM ALEGRIA.

Nosso Bom Jesus nos convida a aprender dEle - não a fabricar o mundo, não a fazer milagres, mas a ser mansos e humildes. Jesus, cuja Palavra é Vida e Luz, é nosso Mestre. Dizemos, no vernáculo, discípulo, disciplina, discente. Enxergo uma familiaridade etimológica entre os vocábulos. Se dissermos o corpo discente de uma escola, estamos nos referindo aos que estão no processo de aprendizagem. Isto posto, discípulo é o que segue uma disciplina, é um permanente discente.Vem-me à evocação: "non scholae, sed vitae discimus" (não aprendemos para a escola, mas para a vida. "Discimus", discente, discípulo, disciplina)
Inúmeras vezes perde-se a paz do coração. Tal situação altera a paz nas relações recíprocas. Identificamos a razão: deixou-se perturbar pela ira. A quem se encontra assim Jesus, o insuperável Mestre, diz: "Aprendam de mim que sou manso de coração". Ir ao Bom Jesus para dEle e nEle mesmo aprender. Ele é o Mestre e, concomitantemente, a Escola. Jesus é o Mestre da humildade e mansidão de cuja Escola  jamais se afastará o meu coração.
Vejam o convite: "Venham a mim!" Vejam quem nos convida, o Senhor Bom Jesus. O Senhor Bom Jesus livre o seu coração de toda aflição. Poder-me-á dizer: "Você não veio a mim. Por consequência, não aprende de mim". De quem eu estou aprendendo? Reparo o que eu realizo e faço os desdobramentos cabíveis.
Insofismavelmente, a mansidão de Jesus é medicina para nossas iras. A cólera ofusca a inteligência. Quem imita a mansidão de Cristo, "quem segue a Cristo, homem perfeito, torna-se também mais homem" (GS, 41).
Responsório (Sl 9B)
— O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.
[...]— Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! A vós o pobre se abandona confiante, sois dos órfãos vigilante protetor.
Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do século II)
Nº 30 

VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS.

Tirai água da fonte viva do Senhor (cf Jo 4,10; 7,37

pois ela está aberta para vós.

Vinde, vós todos que tendes sede,

bebei a bebida que sacia.

Repousai junto à fonte do Senhor,

pois ela é bela e pura, sacia a alma.


Esta água é mais doce que o mel,

o néctar das abelhas não se lhe compara (cf Sl 19,11),

pois ela jorra dos lábios do Senhor,

do seu coração extrai o seu nome.


Ela jorra, ilimitada e invisível;

antes de ter aparecido ninguém a tinha visto.

Felizes aqueles que beberam

e saciaram a sua sede!

Remissão de leitura: Mt 11, 28 - 29; neste espaço, postagem do dia 14.07, você encontrará um texto de São Bernardo, intitulado Dos graus da humildade e da soberba. Leia, porquanto fará um enorme bem a você. Seja generoso em fazer bem a você.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero

  SANTO ANTÔNIO Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero A palavra é viva quando são as obras que falam Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usa...

LIVRES PARA AMAR

  LIVRES PARA AMAR Lembrei-me do que Chiara nos tinha dito um dia - sempre nos tempos de guerra, quando cada instante teria podido ser o último e vivíamos, portanto, sempre diante da morte. Chiara havia dito naquela vez: “É preciso acabar com o passado: o passado é passado; se vocês querem perder tempo pensem no passado. O futuro não nos pertence, está nas mãos de Deus. Deus não é aquele que foi ou aquele que será: é aquele que é. Se vocês pedem perdão a Deus e começam uma vida nova, naquele instante Ele perdoa, e vocês começam a amá-Lo com toda mente, com todas as forças e com todo coração. A misericórdia de Deus desce sobre vocês, e a misericórdia de Deus é Deus mesmo, é como um manto de ouro...”.. (Ginetta, uma vida pelo Ideal da unidade, Cidade Nova, 2006, pp. 129-130)