Pular para o conteúdo principal

VENHAM A MIM! (Reflexão no mosteiro da natividade-Arapiraca - Edson Lira) - UM BOM DIA COM ALEGRIA.

Nosso Bom Jesus nos convida a aprender dEle - não a fabricar o mundo, não a fazer milagres, mas a ser mansos e humildes. Jesus, cuja Palavra é Vida e Luz, é nosso Mestre. Dizemos, no vernáculo, discípulo, disciplina, discente. Enxergo uma familiaridade etimológica entre os vocábulos. Se dissermos o corpo discente de uma escola, estamos nos referindo aos que estão no processo de aprendizagem. Isto posto, discípulo é o que segue uma disciplina, é um permanente discente.Vem-me à evocação: "non scholae, sed vitae discimus" (não aprendemos para a escola, mas para a vida. "Discimus", discente, discípulo, disciplina)
Inúmeras vezes perde-se a paz do coração. Tal situação altera a paz nas relações recíprocas. Identificamos a razão: deixou-se perturbar pela ira. A quem se encontra assim Jesus, o insuperável Mestre, diz: "Aprendam de mim que sou manso de coração". Ir ao Bom Jesus para dEle e nEle mesmo aprender. Ele é o Mestre e, concomitantemente, a Escola. Jesus é o Mestre da humildade e mansidão de cuja Escola  jamais se afastará o meu coração.
Vejam o convite: "Venham a mim!" Vejam quem nos convida, o Senhor Bom Jesus. O Senhor Bom Jesus livre o seu coração de toda aflição. Poder-me-á dizer: "Você não veio a mim. Por consequência, não aprende de mim". De quem eu estou aprendendo? Reparo o que eu realizo e faço os desdobramentos cabíveis.
Insofismavelmente, a mansidão de Jesus é medicina para nossas iras. A cólera ofusca a inteligência. Quem imita a mansidão de Cristo, "quem segue a Cristo, homem perfeito, torna-se também mais homem" (GS, 41).
Responsório (Sl 9B)
— O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.
[...]— Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! A vós o pobre se abandona confiante, sois dos órfãos vigilante protetor.
Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do século II)
Nº 30 

VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS.

Tirai água da fonte viva do Senhor (cf Jo 4,10; 7,37

pois ela está aberta para vós.

Vinde, vós todos que tendes sede,

bebei a bebida que sacia.

Repousai junto à fonte do Senhor,

pois ela é bela e pura, sacia a alma.


Esta água é mais doce que o mel,

o néctar das abelhas não se lhe compara (cf Sl 19,11),

pois ela jorra dos lábios do Senhor,

do seu coração extrai o seu nome.


Ela jorra, ilimitada e invisível;

antes de ter aparecido ninguém a tinha visto.

Felizes aqueles que beberam

e saciaram a sua sede!

Remissão de leitura: Mt 11, 28 - 29; neste espaço, postagem do dia 14.07, você encontrará um texto de São Bernardo, intitulado Dos graus da humildade e da soberba. Leia, porquanto fará um enorme bem a você. Seja generoso em fazer bem a você.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Direito Previdenciário em pauta

No julgamento das ADIs n. 2.110 e 2.111, o STF, por maioria, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213/1991, incluído pela Lei n. 9.876/1999, que impõe a carência de 10 meses como pressuposto para concessão do salário-maternidade das(os) seguradas(os) contribuintes individuais, facultativas(os) e especiais.  Decidiu, entretanto, pela constitucionalidade dos outros dispositivos da Lei n. 9.876/1999, inclusive do art. 3º da referida lei, que trata da regra de transição do salário-de-benefício, objeto da revisão da vida toda. Neste ponto, por maioria, os ministros entenderam que o art. 3º da Lei n. 9.876/1999 tem aplicação cogente/obrigatória e que, assim sendo, o segurado não tem direito de opção entre a regra de cálculo definitiva e a regra de transição, mesmo quando esta última lhe for mais vantajosa.  Deste modo, infelizmente, cai a tese firmada no tema n. 1.102 da repercussão geral, pendente de julgamento de embargos de declaração, referente ...

ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO

  ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO "De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: Plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos ...