Pular para o conteúdo principal

VENHAM A MIM! (Reflexão no mosteiro da natividade-Arapiraca - Edson Lira) - UM BOM DIA COM ALEGRIA.

Nosso Bom Jesus nos convida a aprender dEle - não a fabricar o mundo, não a fazer milagres, mas a ser mansos e humildes. Jesus, cuja Palavra é Vida e Luz, é nosso Mestre. Dizemos, no vernáculo, discípulo, disciplina, discente. Enxergo uma familiaridade etimológica entre os vocábulos. Se dissermos o corpo discente de uma escola, estamos nos referindo aos que estão no processo de aprendizagem. Isto posto, discípulo é o que segue uma disciplina, é um permanente discente.Vem-me à evocação: "non scholae, sed vitae discimus" (não aprendemos para a escola, mas para a vida. "Discimus", discente, discípulo, disciplina)
Inúmeras vezes perde-se a paz do coração. Tal situação altera a paz nas relações recíprocas. Identificamos a razão: deixou-se perturbar pela ira. A quem se encontra assim Jesus, o insuperável Mestre, diz: "Aprendam de mim que sou manso de coração". Ir ao Bom Jesus para dEle e nEle mesmo aprender. Ele é o Mestre e, concomitantemente, a Escola. Jesus é o Mestre da humildade e mansidão de cuja Escola  jamais se afastará o meu coração.
Vejam o convite: "Venham a mim!" Vejam quem nos convida, o Senhor Bom Jesus. O Senhor Bom Jesus livre o seu coração de toda aflição. Poder-me-á dizer: "Você não veio a mim. Por consequência, não aprende de mim". De quem eu estou aprendendo? Reparo o que eu realizo e faço os desdobramentos cabíveis.
Insofismavelmente, a mansidão de Jesus é medicina para nossas iras. A cólera ofusca a inteligência. Quem imita a mansidão de Cristo, "quem segue a Cristo, homem perfeito, torna-se também mais homem" (GS, 41).
Responsório (Sl 9B)
— O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.
[...]— Vós, porém, vedes a dor e o sofrimento, vós olhais e tomais tudo em vossas mãos! A vós o pobre se abandona confiante, sois dos órfãos vigilante protetor.
Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do século II)
Nº 30 

VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS.

Tirai água da fonte viva do Senhor (cf Jo 4,10; 7,37

pois ela está aberta para vós.

Vinde, vós todos que tendes sede,

bebei a bebida que sacia.

Repousai junto à fonte do Senhor,

pois ela é bela e pura, sacia a alma.


Esta água é mais doce que o mel,

o néctar das abelhas não se lhe compara (cf Sl 19,11),

pois ela jorra dos lábios do Senhor,

do seu coração extrai o seu nome.


Ela jorra, ilimitada e invisível;

antes de ter aparecido ninguém a tinha visto.

Felizes aqueles que beberam

e saciaram a sua sede!

Remissão de leitura: Mt 11, 28 - 29; neste espaço, postagem do dia 14.07, você encontrará um texto de São Bernardo, intitulado Dos graus da humildade e da soberba. Leia, porquanto fará um enorme bem a você. Seja generoso em fazer bem a você.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

DOM CONSTANTINO JOSÉ LÜERS, MEMÓRIA PRESENTE NA VIDA DO POVO PENEDENSE

Na noite do dia vinte e dois de abril (domingo passado), reunido na Catedral Diocesana de Penedo-AL o povo celebrou sua fé no Mistério Pascal de modo festivo, tendo como presidente da celebração Frei Walter Schreiber, OFM e no serviço diáconal Frei José Edilson Mauricio dos Santos,OFM. Era o quarto domingo da Páscoa e a liturgia fazia menção a Jesus Bom, Belo e verdadeiro Pastor. Nessa ocasião se oportunizou a memória do nascimento de Dom Constantino José Lüers, OFM, que foi um pastor fiel, ao modo de Jesus. Ele quis estar no campo, pastoreando todas as ovelhas, para que nenhuma delas se perdesse no caminho. Dom Constantino não foi um assistencialista, ele preferiu sentir o cheiro das ovelhas, por isso foi morar próximo a todas elas. Zelava por elas, ajudava a amenizar a fome e a desnutrição se utilizando de horta comunitária, pão de soja, vilas com centros comunitários. É importante recordar os seus feitos para dizer que o jeito de um simples bispo franciscano, recordava o jeit

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,