Certamente, é um mistério que Jesus pareça ter desconsiderado sua Mãe, em Caná. Do seio dela ele saíra como um esposo, e como então lhe diz: “Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou” (Jo 2, 4). Como assim? Teria ele vinda às bodas para ensinar a irreverência para com as mães? Sem dúvida, meus irmãos, aqui se oculta alguma coisa. Com efeito, o ponto é de grande importância. (…)
Procuremos, pois, por qual motivo o Senhor deu essa resposta à sua mãe. Por algum privilégio único, ele nascera somente do Pai, sem ter uma mãe. E nascera de uma mãe humana, sem ter pai. Deus sem Mãe, e homem sem pai! Sem mãe, desde os tempos. Sem pai, no fim dos tempos.
Maria era a mãe de sua carne, a mãe de sua humanidade. A mãe dessa fraqueza humana, que ele assumiu por nossa causa. Ora, o milagre que ele ia fazer (lá em Caná) seria graças à sua divindade. É por força divina que faria o milagre, e não pela fraqueza de sua natureza humana. Seria por ele ser Deus, e não por ter nascido na fraqueza. “Mas aquilo que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Cor 1, 25).
Sua mãe reclamava um milagre, mas ele parece desconhecer as entranhas humanas, no momento em que vai operar uma obra divina. (…) Deu, pois, essa resposta a fim de ser distinguido na fé dos crentes: aquele que veio e aquela por meio da qual ele veio. Com efeito, veio ao mundo por meio de uma mulher, que é escrava, Aquele que é Deus e Senhor do céu e da terra. Evidentemente, é ele também Senhor de Maria, o criador de Maria. Mas enquanto está dito dele por São Paulo ter nascido de mulher, nascido sob a “Lei” (Gl 44, 4), ele é filho de Maria.
Não te espantes que ele seja, ao mesmo tempo, seu Senhor e filho, porque assim como é chamado filho de Maria é também chamado filho de Davi. E só é filho de Davi por ser filho de Maria. Escuta o testemunho expresso pelo Apóstolo: “Ele é nascido da estirpe de Davi, conforme a carne” (Rm 1,1). Logo, assim como é, ao mesmo tempo, filho e Senhor de Maria, confirme a carne, é Senhor de Davi conforme a divindade. Desse mesmo modo, ele é filho de Maria segundo a carne, e Senhor de Maria segundo a carne, e Senhor de Maria segundo a sua majestade.