Pular para o conteúdo principal
https://misericordia.com.br/server/arquivos/wallpaper_Setembro-01.jpg
A Palavra é Espírito e Vida – Palavra do Mês de Setembro

Já chegou a hora de acordar

Na vida de Santo Agostinho lemos, no relato de sua conversão, a experiência impactante com a Palavra de Deus que o alcançou libertando-o, convertendo a sua vida, transformando o seu coração!
Ele estava num jardim, em Milão, na Itália, numa violenta luta interior entre o desejo desordenado da carne e o apelo do Espírito que o chamava a entregar sua vida para o Senhor Jesus. De repente, escutou uma voz: “Toma e lê”. Assim abriu a Escritura no capítulo treze da Carta aos Romanos e leu:
Já chegou a hora de acordar, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando abraçamos a fé. A noite avançou e o dia se aproxima. Portanto, deixemos as obras das trevas e vistamos a armadura da luz. Como de dia, andemos decentemente; não em orgias e bebedeiras, nem em devassidão e libertinagem, nem em rixas e ciúmes. Mas vesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis satisfazer os desejos da carne” (Rm 13,11-14).
Naquele primeiro Pentecostes que transformou a história. Agostinho nunca mais foi o mesmo.
As palavras que eu vos disse são espírito e são vida.” (Jo 6,63)
Queria destacar três consequências deste Pentecostes da Palavra, Espírito e vida.
 e são espírito e são vida.” (Jo 6,63)
Queria destacar três consequências deste Pentecostes da Palavra, Espírito e vida.
  1. A Palavra converte, transfigura e renova
O encontro com a Palavra é o encontro com o próprio Cristo que hoje, como no começo do Evangelho, proclama: “convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15b). Esta conversão é primeiramente uma graça, um dom que recebemos ao acolher a Palavra que salva, que faz novas todas as coisas.
O próprio Pe. Cantalamessa contava de um alcoólatra que um dia escutou casualmente a Palavra do Cântico dos Cânticos que dizia: “a tua ternura é melhor do que o vinho” (Ct 1,2b).
Esta palavra foi tão viva, tão impactante na sua vida que foi imediatamente batizado no Espírito Santo, liberto do vício e transformado numa nova criatura.
De fato, Jesus, Aquele que “dá o Espírito sem medida” (Jo 3,34), está presente na sua Palavra.
  1. A Palavra corrige, educa e aperfeiçoa
Eis porque é maravilhoso poder ter continuamente nas mãos a Palavra do Senhor, como aconselha continuamente o Papa Francisco. É tolice não procurar ler continuamente a Palavra de Deus e, possivelmente, ler todo ano a Bíblia por inteiro… lendo três capítulos por dia (mais ou menos 15 minutos por dia).
Nunca nos esqueçamos que, como dizia São Girolamo, não conhecer a Palavra é ignorar a Cristo. Um homem sábio que deseja crescer sempre, vive a vida “ao ritmo da Palavra de Deus”.2Pe. Amedeo Cencini, no seu livro “A vida ao ritmo da Palavra”, sugere que comecemos cada dia com a Palavra de Deus; toda semana um momento de revisão e programação à luz da Palavra; todo mês um dia de retiro na escuta da Palavra e todo ano um retiro espiritual de alguns dias com a Palavra de Deus
 
Muitas vezes falamos que não é Aliança de Misericórdia, por exemplo, quem faz uma promessa ou recita uma fórmula de consagração.
É Aliança de Misericórdia quem vive a Palavra constitutiva do nosso carisma: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19).
As palavras que eu vos disse são espírito e são vida.” (Jo 6,63)
Assim aconteceu com a minha família. Quando eu era jovem, o Senhor me usou como instrumento para a conversão do meu pai e o que transformou a minha família foi quando ele (após sua conversão), sugeriu de desligarmos, uma vez por semana, a televisão, e “nos ligarmos” na Palavra de Deus.
No sábado, juntos, líamos e meditávamos um trecho da Palavra de Deus. Depois partilhávamos a experiência da mesma Palavra vivida ao longo da semana e orávamos juntos.
As brigas familiares (que antes eram frequentes) deixaram lugar à paz, fruto da comunhão na Palavra; o isolamento (que antes experimentávamos entre nós) deixava lugar à alegria da partilha amistosa e a concórdia nos unia ao redor de Jesus, vivo no meio de nós, como autêntica família.
Esta é a experiência do “Cenáculo” nas casas. O “Cenáculo” é uma experiência de igreja familiar em pequenos grupos que crescem e se multiplicam ao redor da Palavra.
Juntos, com os familiares e amigos, vamos ler, meditar, viver e partilhar a Palavra mensalmente, permitindo que este encontro nos torne “família” de verdade. Será uma explosão de vida, um encontro que nos une, renova, corrige e edifica!
Pe. João Henrique

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern