Pular para o conteúdo principal
https://misericordia.com.br/server/arquivos/wallpaper_Setembro-01.jpg
A Palavra é Espírito e Vida – Palavra do Mês de Setembro

Já chegou a hora de acordar

Na vida de Santo Agostinho lemos, no relato de sua conversão, a experiência impactante com a Palavra de Deus que o alcançou libertando-o, convertendo a sua vida, transformando o seu coração!
Ele estava num jardim, em Milão, na Itália, numa violenta luta interior entre o desejo desordenado da carne e o apelo do Espírito que o chamava a entregar sua vida para o Senhor Jesus. De repente, escutou uma voz: “Toma e lê”. Assim abriu a Escritura no capítulo treze da Carta aos Romanos e leu:
Já chegou a hora de acordar, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando abraçamos a fé. A noite avançou e o dia se aproxima. Portanto, deixemos as obras das trevas e vistamos a armadura da luz. Como de dia, andemos decentemente; não em orgias e bebedeiras, nem em devassidão e libertinagem, nem em rixas e ciúmes. Mas vesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis satisfazer os desejos da carne” (Rm 13,11-14).
Naquele primeiro Pentecostes que transformou a história. Agostinho nunca mais foi o mesmo.
As palavras que eu vos disse são espírito e são vida.” (Jo 6,63)
Queria destacar três consequências deste Pentecostes da Palavra, Espírito e vida.
 e são espírito e são vida.” (Jo 6,63)
Queria destacar três consequências deste Pentecostes da Palavra, Espírito e vida.
  1. A Palavra converte, transfigura e renova
O encontro com a Palavra é o encontro com o próprio Cristo que hoje, como no começo do Evangelho, proclama: “convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15b). Esta conversão é primeiramente uma graça, um dom que recebemos ao acolher a Palavra que salva, que faz novas todas as coisas.
O próprio Pe. Cantalamessa contava de um alcoólatra que um dia escutou casualmente a Palavra do Cântico dos Cânticos que dizia: “a tua ternura é melhor do que o vinho” (Ct 1,2b).
Esta palavra foi tão viva, tão impactante na sua vida que foi imediatamente batizado no Espírito Santo, liberto do vício e transformado numa nova criatura.
De fato, Jesus, Aquele que “dá o Espírito sem medida” (Jo 3,34), está presente na sua Palavra.
  1. A Palavra corrige, educa e aperfeiçoa
Eis porque é maravilhoso poder ter continuamente nas mãos a Palavra do Senhor, como aconselha continuamente o Papa Francisco. É tolice não procurar ler continuamente a Palavra de Deus e, possivelmente, ler todo ano a Bíblia por inteiro… lendo três capítulos por dia (mais ou menos 15 minutos por dia).
Nunca nos esqueçamos que, como dizia São Girolamo, não conhecer a Palavra é ignorar a Cristo. Um homem sábio que deseja crescer sempre, vive a vida “ao ritmo da Palavra de Deus”.2Pe. Amedeo Cencini, no seu livro “A vida ao ritmo da Palavra”, sugere que comecemos cada dia com a Palavra de Deus; toda semana um momento de revisão e programação à luz da Palavra; todo mês um dia de retiro na escuta da Palavra e todo ano um retiro espiritual de alguns dias com a Palavra de Deus
 
Muitas vezes falamos que não é Aliança de Misericórdia, por exemplo, quem faz uma promessa ou recita uma fórmula de consagração.
É Aliança de Misericórdia quem vive a Palavra constitutiva do nosso carisma: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19).
As palavras que eu vos disse são espírito e são vida.” (Jo 6,63)
Assim aconteceu com a minha família. Quando eu era jovem, o Senhor me usou como instrumento para a conversão do meu pai e o que transformou a minha família foi quando ele (após sua conversão), sugeriu de desligarmos, uma vez por semana, a televisão, e “nos ligarmos” na Palavra de Deus.
No sábado, juntos, líamos e meditávamos um trecho da Palavra de Deus. Depois partilhávamos a experiência da mesma Palavra vivida ao longo da semana e orávamos juntos.
As brigas familiares (que antes eram frequentes) deixaram lugar à paz, fruto da comunhão na Palavra; o isolamento (que antes experimentávamos entre nós) deixava lugar à alegria da partilha amistosa e a concórdia nos unia ao redor de Jesus, vivo no meio de nós, como autêntica família.
Esta é a experiência do “Cenáculo” nas casas. O “Cenáculo” é uma experiência de igreja familiar em pequenos grupos que crescem e se multiplicam ao redor da Palavra.
Juntos, com os familiares e amigos, vamos ler, meditar, viver e partilhar a Palavra mensalmente, permitindo que este encontro nos torne “família” de verdade. Será uma explosão de vida, um encontro que nos une, renova, corrige e edifica!
Pe. João Henrique

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero

  SANTO ANTÔNIO Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero A palavra é viva quando são as obras que falam Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usa...

LIVRES PARA AMAR

  LIVRES PARA AMAR Lembrei-me do que Chiara nos tinha dito um dia - sempre nos tempos de guerra, quando cada instante teria podido ser o último e vivíamos, portanto, sempre diante da morte. Chiara havia dito naquela vez: “É preciso acabar com o passado: o passado é passado; se vocês querem perder tempo pensem no passado. O futuro não nos pertence, está nas mãos de Deus. Deus não é aquele que foi ou aquele que será: é aquele que é. Se vocês pedem perdão a Deus e começam uma vida nova, naquele instante Ele perdoa, e vocês começam a amá-Lo com toda mente, com todas as forças e com todo coração. A misericórdia de Deus desce sobre vocês, e a misericórdia de Deus é Deus mesmo, é como um manto de ouro...”.. (Ginetta, uma vida pelo Ideal da unidade, Cidade Nova, 2006, pp. 129-130)