Pular para o conteúdo principal
“Ausência de ódio não significa por si só ausência de um desprezo moral elementar. Eu sei que quem odeia tem motivos fundamentados para fazer isso. Mas por que deveríamos sempre escolher o caminho mais fácil e barato? Lá, eu pude tocar com as mãos como cada átomo de ódio que se adiciona ao mundo o torna ainda mais inóspito. E eu também acredito, talvez ingenuamente, mas com obstinação, que esta terra só poderia se tornar novamente um pouco mais habitável graças ao amor sobre o qual o judeu Paulo escreveu aos habitantes de Corinto”. Etty Hillesum
“Queria dizer apenas o seguinte: a miséria aqui é verdadeiramente terrível e, ainda assim, à noite, quando o dia caiu num abismo atrás de nós, costumo caminhar a passos largos ao longo do arame farpado, e então, do coração alça sempre uma voz - não posso fazer nada, é assim, é de uma força elementar -, e esta voz diz: a vida é uma coisa esplêndida e grande, mais tarde deveremos construir um mundo completamente novo. A cada novo crime ou horror, devemos opor um novo segmento de amor e de bondade, conquistados em nós mesmos”, escrevia Etty Hillesum, em 1943, uma mística que "foi uma das personalidades mais luminosas do século XX, sobretudo em razão de seu exemplo de vida e esperança".
 “Constato cada vez em mim mesma, quando se toca o limite do desespero e se acredita não poder mais avançar, eis que a balança pende para o outro lado, e se pode então rir e retomar a vida” (Carta de 5 de julho de 1953). Etty Hillesum
A podridão dos outros também está em nós, continuei pregando; Não vejo outra solução, realmente não vejo outra solução senão a de nos recolhermos e arrancarmos a nossa podridão. Não acredito mais que possamos melhorar qualquer coisa no mundo exterior sem primeiro ter feito nossa parte dentro de nós mesmos. É a única solução para esta guerra (Segunda Guerra Mundial): devemos olhar para dentro de nós mesmos, não para outro lugar.
Acredito em Deus e nos homens e ouso dizê-lo sem falsa vergonha. A vida é difícil mas não é séria: devemos começar a levar a sério o nosso lado sério, o resto virá por si. Uma paz futura só pode ser verdadeiramente tal se primeiro for encontrada por cada um em si mesmo; se todo homem se libertou do ódio contra seu próximo, de qualquer raça ou povo; se ele superou esse ódio e o transformou em algo diferente, talvez a longo prazo no amor, se não for pedir demais. É a única solução possível. É aquele pedacinho de eternidade que carregamos dentro. [...]
           Eu luto minhas batalhas contra mim mesmo, contra meus próprios demônios: mas lutando no meio de milhares de pessoas amedrontadas, contra fanáticos furiosos e frios que querem nosso fim, não, isso não é realmente o meu caso. Não tenho medo, não sei, estou tão tranquila. Sinto-me capaz de suportar o pedaço da história que vivemos sem sucumbir. Parece-me que exageramos ao temer por nosso corpo. O espírito é esquecido, murcha e murcha em algum canto. Vivemos de forma errada, sem dignidade. Eu não odeio ninguém, não estou amargurado: [...]
                Bem, eu aceito esta nova certeza: eles querem nossa aniquilação total. Agora sei: continuo a trabalhar e a viver com a mesma convicção e encontro a vida igualmente rica de sentido, mesmo que dificilmente tenha coragem de o dizer quando estou em companhia.
                Vida e morte, dor e alegria e perseguições, bolhas nos pés e jasmim atrás da casa, as inúmeras atrocidades, tudo, tudo está em mim como um todo poderoso e como tal eu aceito e começo a entender. sempre melhor.

                 Outra coisa depois daquela manhã: minha consciência de não ser capaz de odiar os homens apesar da dor e da injustiça no mundo, a consciência de que todos esses horrores não são como um perigo misterioso e distante lá fora. do que nós, mas que estão muito próximos e nascem dentro de nós: e, portanto, são menos familiares e muito menos assustadores. O que assusta é o fato de que certos sistemas podem crescer a ponto de vencer os homens e prendê-los em um aperto diabólico, tanto os autores quanto as vítimas.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira.

  "STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS" A Cruz permanece firme, enquanto o mundo gira .  A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo percorre a sua órbita. A cruz que está firme no mundo simboliza a firmeza na contínua agitação dos homens, das ideias, das coisas. A cruz erguida acima do redemoinho de coisas humanas que passam, dos prazeres humanos que são efêmeros, das vaidades humanas que perecem, a cruz erguida, alta, imóvel é carregada, apoiada, levantada não pelo mundo instável, mas por almas estáveis ​​em seus propósitos, consagradas à oração, devotadas ao sacrifício, chamadas a exaltá-la acima do mundo Abandonar as realidades fugazes e procurar capturar o eterno. O mundo gira, evolui e transforma-se, mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)” Cristo é imutável: Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula (Cristo ontem e hoje, princípio e fim,
  Cidade do Vaticano, 21 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a sobriedade e a alegria do presépio, a partir da iniciativa de São Francisco de Assis, alertando para que o risco de perder-se o que é importante na vida “e paradoxalmente aumenta perto do Natal”. “O presépio foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós, mas também às outras relações essenciais, como a família, presente em Jesus, José e Maria, e os entes queridos, representados pelos pastores”, disse Francisco, na audiência pública semana, no Vaticano. “As pessoas antes das coisas, as pessoas assim como são”, acrescentou o Papa, indicando que as personagens do presépio “são simples, pobres, e estão em harmonia com a criação”, a paisagem ocupa o maior espaço e o boi e o burro nunca faltam”. “É bom ficar em frente do presépio para reorganizar a vida voltando ao essencial. É como entrar num oásis para escapar da agitação diária, para encontrar a paz na oração e no silêncio, numa tern