24/03/1980 – Assassinato e martírio do profeta salvadorenho e arcebispo da cidade de San Salvador, capital de El Salvador, o bispo católico e canonizado santo Oscar Arnulfo Romero y Gadamez. Visite a página de Romero –
Papa: São Oscar Romero, exemplo e estímulo para os povos da América Latina
Oscar Arnulfo Romero nasceu em 15 de agosto de 1917, em Ciudad Barrios, em El Salvador. Em 1942, recebeu a ordenação sacerdotal e, durante vinte anos, foi pároco na diocese de San Miguel. Em 1970 foi nomeado Auxiliar de San Salvador e, em 1977, arcebispo de San Salvador.
Neste ínterim, uma grave crise política abateu-se sobre o país, que terminou com uma guerra civil. Ao constatar a onda de violência contra os mais fracos e a matança de padres e catequistas, Dom Oscar Romero sentiu o dever pastoral de adotar uma atitude de fortaleza e defesa do povo oprimido.
O assassinato do arcebispo de San Salvador, Dom Óscar Romero, ocorreu em 24 de março de 1980, quando celebrava a Missa. O arcebispo foi beatificado em 23 de maio de 2015 e canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018.
D. Óscar Romero recusou todo o tipo de violência excepto uma: a «violência do amor». Explicando: «Nós nunca pregamos a violência a não ser a violência do amor que deixou Cristo pregado numa cruz. Nós nunca pregamos a violência a não ser a violência que cada um de nós deve fazer a si mesmo para ultrapassar o egoísmo. A violência que nós pregamos não é a violência da espada, do ódio. É a violência do amor, da fraternidade, a violência que escolhe transformar as armas em foices para o trabalho»!