Pular para o conteúdo principal

«Menina, Eu te ordeno: Levanta-te»

 


XIII Domingo do Tempo Comum (Ano b) (27/06/2021)
Evangelho: Mc 5: 21-43
Na dor e na vida, Jesus segura-te pela mão
Padre Ermes Ronchi
Há uma casa em Cafarnaum, onde a morte se aninha; uma casa importante, a do chefe da sinagoga. Casa poderosa, mas incapaz de garantir a vida de uma criança.
Jairo saiu, caminhou em busca de Jesus, encontrou-o, atirou-se a seus pés: Minha filhinha está a morrer, vem! Tem doze anos, idade em que é preciso florescer, não sucumbir! Jesus escuta o grito do pai, interrompe o que estava a fazer, muda os seus projectos e partem juntos, o livre Senhor das ruas e o homem da instituição. A dor e o amor começaram a marcar o ritmo da música absoluta, é Jesus que entra: são as nossas raízes e chega até nós, com passo de mãe, atravessando as raízes.
Vieram de casa dizer: a tua filha está morta. Para quê incomodar ainda o mestre? A tempestade definitiva chegou. A última esperança caiu. E então Jesus vira-se, aproxima-se, faz barreira à dor: não tenham medo, apenas fé. Chegando a casa, Jesus leva consigo o pai e a mãe, recompõe o círculo vital dos afectos, o círculo do amor que nos faz viver. “Amar é dizer: não vais morrer” (Gabriel Marcel).
Leva também os três discípulos favoritos com ele, coloca-os na escola da existência. Não explica por que se morre aos doze anos, por que há dor, mas leva-os consigo no combate corpo a corpo com o último inimigo. "Pegou na mão da menina." Jesus é uma mão que te agarra pela mão. Belo quadro: Deus e uma menina, de mãos dadas.
Não era permitido por lei que se tocasse um morto, tornava-se impuro, mas Jesus é um perfume de liberdade. E ensina-nos que devemos tocar o desespero das pessoas para levantá-las. Uma história de mãos: em todas as casas, ao lado do leito da dor ou do parto, o Senhor está sempre com a mão estendida, como fez com Pedro quando se afundava na tempestade.
Não é um dedo apontado, mas uma mão forte que nos agarra. Talita kum. Menina, levanta-te. Pode ajudá-la, apoiá-la, mas ela, só ela pode decidir-se levantar. E imediatamente a criança se levantou e caminhou, voltou aos abraços dos seus pais, a uma vida vertical e orientada. " Ordenou aos pais que a alimentassem."
Diz àqueles que a amam: guardem esta vida com as vossas vidas, façam-na crescer, estimulem-na para se tornar o melhor que possa ser. Alimentai o seu coração renascido de criança com sonhos, carícias e confiança.
E então Deus repete sobre cada criatura, sobre cada flor, sobre cada homem, sobre cada mulher, sobre cada criança e sobre cada menina, a bênção daquelas palavras antigas: "Talita kum. Vida jovem, eu te digo: levanta-te, ressurge , revive, resplandece. Volta aos abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero

  SANTO ANTÔNIO Dos Sermões de Santo Antônio de Pádua, presbítero A palavra é viva quando são as obras que falam Quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, a saber: a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamos estas línguas quando os outros as veem em nós mesmos. A palavra é viva quando são as obras que falam. Cessem, portanto, os discursos e falem as obras. Estamos saturados de palavras, mas vazios de obras. Por este motivo o Senhor nos amaldiçoa, como amaldiçoou a figueira em que não encontrara frutos, mas apenas folhas. Diz São Gregório: “Há uma lei para o pregador: que faça o que prega”. Em vão pregará o conhecimento da lei quem destrói a doutrina por suas obras. Os apóstolos, entretanto, falavam conforme o Espírito Santo os inspirava (cf. At 2,4). Feliz de quem fala conforme o Espírito Santo lhe inspira e não conforme suas ideias! Pois há alguns que falam movidos pelo próprio espírito e, usa...

LIVRES PARA AMAR

  LIVRES PARA AMAR Lembrei-me do que Chiara nos tinha dito um dia - sempre nos tempos de guerra, quando cada instante teria podido ser o último e vivíamos, portanto, sempre diante da morte. Chiara havia dito naquela vez: “É preciso acabar com o passado: o passado é passado; se vocês querem perder tempo pensem no passado. O futuro não nos pertence, está nas mãos de Deus. Deus não é aquele que foi ou aquele que será: é aquele que é. Se vocês pedem perdão a Deus e começam uma vida nova, naquele instante Ele perdoa, e vocês começam a amá-Lo com toda mente, com todas as forças e com todo coração. A misericórdia de Deus desce sobre vocês, e a misericórdia de Deus é Deus mesmo, é como um manto de ouro...”.. (Ginetta, uma vida pelo Ideal da unidade, Cidade Nova, 2006, pp. 129-130)