Pular para o conteúdo principal

A rosa de Santa Terezinha - Frei Patricio Sciadini, OCD

 A rosa de Santa Terezinha

Não sou especialista em rosas, mas fui pesquisar, não de maneira profunda, os vários nomes de rosas, e percebi que elas têm o nome de rainhas e princesas, mas nenhum botânico teve a ideia de dar a uma delas o nome de “Rosa de Santa Teresinha”. Ah, se eu fosse botânico! Inventaria uma nova espécie de rosa com este nome para que todas as pessoas, quando quisessem uma rosa de Santa Teresinha, pudessem tê-la bem perto.
Não faz muito tempo que, meditando sobre a “História de uma Alma”, o livro mais belo saído do coração de uma jovem de 22 anos, que pode ser colocado ao lado dos livros mais famosos e dos mais lidos da humanidade, me deparei com uma frase de Santa Teresinha que tocou profundamente o meu coração e me deu o desejo de escrever aos meus amigos leitores: “SEREI O AMOR”.
Estas palavras são um projeto de vida, um caminho que Teresinha assume da Palavra de Deus, especialmente do “cântico do amor” que o apóstolo Paulo nos dá na sua primeira Carta aos Coríntios. No capítulo 13, Paulo nos revela sua mais profunda convicção de que, de nada servem todos os dons que Deus nos dá se faltar o amor. O amor é tudo.
O mesmo Deus, sendo tudo, se define como sendo Amor. E nós somos chamados a ser amor por participação. Não seremos nada se o nosso coração estiver vazio desta força divina que é capaz de gerar grandes profetas, mártires e santos. Toda pessoa, por mais simples que possa ser no seu agir, age somente por dois motivos: ou por amor, ou por falta de amor. Não há como fugir dessa realidade.
Alguém age por amor quando esquece de si mesmo, não procura nenhuma satisfação própria e tem na sua frente o outro. Por isso, é capaz de “dar a própria vida por aquele que ama”. Entretanto, não se age com amor quando, antes de qualquer ação, fazemos toda uma reflexão e um cálculo matemático para saber quanto vamos perder ou quanto vamos ganhar.
Teresinha do Menino Jesus entendeu e praticou este verdadeiro sentido do amor. Compreendeu que era necessário mergulhar no oceano infinito do amor de Deus, revestir-se desse amor para poder ser alguém útil a Deus e aos outros. Movida por este sentimento, sintetiza maravilhosamente a sua vocação: “Todavia, sinto em mim outras vocações: a de guerreiro, a de sacerdote, a de apóstolo, a de doutora, a de mártir; enfim, sinto a necessidade, o desejo de realizar, para Ti, Jesus, as mais heróicas obras.Compreendi que o Amor abrange todas as vocações, que o Amor é tudo, que abrange todos os tempos e todos os lugares. Numa palavra, que ele é Eterno! Então, na minha alegria delirante, exclamei: Ó Jesus, meu Amor. Enfim, encontrei minha vocação: é o Amor! Sim, achei meu lugar na Igreja, e esse lugar, meu Deus, fostes vós que o destes a mim. No Coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor. Serei tudo!”
A rosa de Santa Teresinha deveria se chamar “a rosa do amor”, e ser plantada em todos os jardins, em todos os recantos, em todas os lugares, nas praças públicas, nas casas, nas igrejas. Deveria ser a rosa símbolo do amor humano e do amor divino. Uma rosa diferente, com um perfume delicado que somente os que amam poderiam percebê-lo. Uma rosa com cores delicadas que somente seriam vistas pelos olhos que não têm maldade. Uma rosa invisível ao mal e visível ao bem, uma rosa silenciosa, mas que grita convocando todos a amar.
Frei Patricio Sciadini, OCD

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA SER REZADA TODOS OS DIAS

 Ave Maria  de  Alta Graça         Ave Maria de Alta Graça, Luz Divina que o sol embaça, Ave Maria Paz e Minha Guia, me acompanhe neste dia Deus e a Virgem Maria, o mar se abrande, cessem os perigos, retrocedei todos os viventes que estiverem neste dia contra mim; Se tiverem pés não me alcancem, braços não me toquem, olhos não me enxerguem e língua não me falem; Faltem as forças a todos aqueles que me quiserem fazer o mal. Eu com o Manto de Nosso Senhor Jesus Cristo serei coberto, com seu sangue, serei baforado, não serei preso e nem amarrado; Viverei em paz e harmonia assim como viveu Nosso Senhor Jesus Cristo no ventre puríssimo de Sua Mãe Maria Santíssima.

ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO

  ORAÇÃO ATRIBUÍDA A SANTO OSCAR ROMERO "De vez em quando ajuda-nos recuar um passo e ver de longe. O Reino não está apenas para além dos nossos esforços, está também para além das nossas visões. Na nossa vida, conseguimos cumprir apenas uma pequena parte daquele maravilhoso empreendimento que é a obra de Deus. Nada daquilo que fazemos está completo. Isto quer dizer que o Reino está mais além de nós mesmos. Nenhuma afirmação diz tudo o que se pode dizer. Nenhuma oração exprime completamente a fé. Nenhum credo contém a perfeição. Nenhuma visita pastoral traz consigo todas as soluções. Nenhum programa cumpre plenamente a missão da Igreja. Nenhuma meta ou objetivo atinge a dimensão completa. Disto se trata: Plantamos sementes que um dia nascerão. Regamos sementes já plantadas, sabendo que outros as guardarão. Pomos as bases de algo que se desenvolverá. Pomos o fermento que multiplicará as nossas capacidades. Não podemos fazer tudo, mas dá uma sensação de libertação iniciá-lo. Dá-nos

Direito Previdenciário em pauta

No julgamento das ADIs n. 2.110 e 2.111, o STF, por maioria, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213/1991, incluído pela Lei n. 9.876/1999, que impõe a carência de 10 meses como pressuposto para concessão do salário-maternidade das(os) seguradas(os) contribuintes individuais, facultativas(os) e especiais.  Decidiu, entretanto, pela constitucionalidade dos outros dispositivos da Lei n. 9.876/1999, inclusive do art. 3º da referida lei, que trata da regra de transição do salário-de-benefício, objeto da revisão da vida toda. Neste ponto, por maioria, os ministros entenderam que o art. 3º da Lei n. 9.876/1999 tem aplicação cogente/obrigatória e que, assim sendo, o segurado não tem direito de opção entre a regra de cálculo definitiva e a regra de transição, mesmo quando esta última lhe for mais vantajosa.  Deste modo, infelizmente, cai a tese firmada no tema n. 1.102 da repercussão geral, pendente de julgamento de embargos de declaração, referente à revisão